não mexer

header ads

Ceará tem 519 mil doses de vacina distribuídas nos municípios, e pode ser um dos primeiros estados a vacinar 100% de adultos.

O Ceará tem 519 mil doses de vacinas contra a Covid-19 distribuídas entre os municípios até esta terça-feira (22), conforme Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde estadual (Sesa). Para ela, o estado pode ser um dos primeiros a alcançar 100% da população, caso o Ministério da Saúde mantenha a regularidade na distribuição das vacinas. Além destas, o estado também tem guardado vacinas no estoque de reserva para a 2ª dose.

“O estado do Ceará conta com 519 mil doses de vacina contra Covid-19 nos seus municípios; são doses de D1 (primeira dose) para que a gente consiga, até o final de agosto, vacinar 100% da população adulta cadastrada no Saúde Digital”, informa Magda Almeida.

“Se o Ministério [da Saúde] conseguir manter a regularidade que tem sido enviadas as doses, e a quantidade, é possível que nós sejamos um dos primeiros estado a vacinar 100% da população”, complementa a secretária.

No último domingo (20), um novo lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará. Foram 280.500 doses do imunizante AstraZeneca que vão ser usadas para aplicação da 2ª dose, conforme informou o governador Camilo Santana (PT).

“É através da vacinação que a gente vai conseguir romper a cadeia de transmissão da Covid-19. A vacinação não faz com que a pessoa não adoeça, mas evita as formas graves e o óbito da doença”, reforça Magda.

Até esta segunda-feira (21), o Ceará aplicou 1.925.222 primeiras e 807.413 segundas doses, de acordo com o IntegraSUS, plataforma da Sesa. Ao todo, foram 4.002.190 recebidas pelo Governo Federal, e 3.647.570 distribuídas.

“Por outro lado, é importante que os municípios criem estratégias e aumentem os locais de vacinação para que a gente mantenha essa velocidade. Quanto mais rápido a população tiver vacinada, mais rápido a gente vai tentar voltar à normalidade”, complementa a secretária executiva. 

Por G1 CE

Postar um comentário

0 Comentários