não mexer

header ads

Menstruação irregular pode indicar doenças.

Uma parcela da população feminina sempre se queixa das alterações menstruais, que representam 30% das visitas ao ginecologista. Mas você, mulher, já observou se seu ciclo menstrual é regular? Se a resposta é não, fique atenta! 

Nem todo atraso na menstruação é motivo de gravidez. O ciclo menstrual também pode significar problemas de saúde. Portanto, é importante acompanhar mês a mês, além de consultar um ginecologista. Somente um especialista na área será capaz de chegar a um diagnóstico quando houver qualquer alteração. 

Mas por que ciclo irregulares ocorrem?

De acordo com a ginecologista e obstetra, Thaís Cavalcante, a menstruação irregular pode ocorrer por causa de vários problemas. "Esses ciclos irregulares podem acontecer por falhas na ovulação, por deficiências e alterações hormonais, por doenças no útero e nos ovários que podem estar levando a esse excesso de sangramento”, diz. 

Thaís Cavalcante - Ginecologista e Obstetra Foto/Arquivo Pessoal

Quais são os fatores que podem causar a menstruação irregular? 

As causas surgem desde a idade até fatores patológicos. "Alguns fatores são, principalmente, ligados a extremos da idade. Há outros como estresse, ganho de pesos ou peso abaixo do adequado, uso de medicamentos, doenças no  sangue, doenças no útero ou no ovário”, afirma. 

Segundo a especialista, sim, pois esse problema está relacionado a algumas doenças. "Sim, muitas vezes o sangramento irregular pode ser decorrente de doenças como miomas no útero, que são tumores benignos; a doença chamada de endometriose e até mesmo um câncer de colo de útero. Quando o câncer já está um pouco avançado, pode causar sangramento irregular”, declarou. 

Clique na imagem para ampliar.

A arte destaca orientações de prevenção Arte/DOL

 Lana Oliveira/DOL.


Postar um comentário

0 Comentários