não mexer

header ads

Agência do Banco do Brasil de Santana do Cariri é transferida para Nova Olinda.

A agência do Banco do Brasil (BB - 2597) localizada em Santana do Cariri, encerra definitivamente as suas atividades neste dia 17. A decisão, divulgada junto ao acesso de clientes nos caixas eletrônicos do banco e em cartazes afixados nas portas da agência, informa ainda que a partir do fechamento da unidade nesta segunda-feira, haverá a mudança do prefixo da agencia para o código 4380, com isso, a agencia passa a ter sede no município de Nova Olinda.

Comunicados confirmam aos usuários a transferência da agencia 

No comunicado a gerência do BB informa aos clientes daquela unidade que após o encerramento das funções da agência 2597 as contas vinculadas a elas serão agregadas a unidade 4380, podendo os clientes optar por redirecionar o seu relacionamento para a agência do Banco do Brasil de sua preferência, mas a agregação das contas é automática, podendo o cliente optar por manter o relacionamento na agencia do banco do Brasil em Nova Olinda ou se o transfere para outra praça de sua escolha, contudo, as contas serão vinculadas a partir desta data a agência 4380.

Num dos comunicados afixados nas portas da agencia do BB os usuários são informados que o banco manterá dois pontos de atendimento na cidade de Santana do Cariri sendo um na Rua Dr José Augusto e outo na Ruão São Miguel.

Plano de desativação é nacional 

O fechamento da agência do BB de Santana do Cariri foi aprovado pelo Conselho de Administração do banco dentro do plano estratégico para o quinquênio 2021-2025. O plano quer reduzir despesas, envolve a desativação de 361 unidades ao longo do primeiro semestre, sendo 112 agências tradicionais, sete escritórios e 242 postos de atendimento em todo o Brasil.

Perda de autonomia 

A perda de sede do Banco do Brasil representa mais um prejuízo a autonomia do município na última década. A saída do BB acompanha a transferência da sede do Cartório Eleitoral da 53ª Zona efetuada pelo Tribunal Regional Eleitoral para Nova Olinda e o rebaixamento da comarca promovido por uma resolução do Tribunal de Justiça do Ceará para o Crato. Com isso o município de Santana do Cariri tem afetada a sua identidade e a sua economia. 

Serviços bancários e cartorários como do Tribunal de Justiça Comum e Eleitoral são fontes de receitas importantes para os municípios. Ao passo que os serviços são transferidos para outros municípios as taxas e impostos arrecadados com base nessas fontes também são transferidos para os municípios sedes.

Perdas de receitas financeiras 

Somente no primeiro quadrimestre deste ano a prefeitura de Santana do Cariri arrecadou R$ 11.772,09 do banco do Brasil referente ao Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISQN. A partir de hoje quando o BB encerra as suas atividades naquele município as receitas por essas e outras movimentações que geram arrecadação de impostos serão transferidos automaticamente ao município sede da agencia, no caso o município de Nova Olinda.

Nessa categoria o município de Santana do Cariri perde o segundo maior gerador de impostos. Mas as perdas vão muito além dos recursos financeiros.

Caixas eletrônicos fechados em Santana do Cariri

Golpe na identidade do município 

O município sofre um duro golpe na sua identidade como povo independente, seus munícipes passam a depender cada vez mais de outras praças para buscar a resolução de coisas simples do dia a dia como se dirigir ao banco que até o momento é única agencia bancária pública no município. Do mesmo modo os santanenses perderam acesso direto ao Cartório Eleitoral na sua cidade e hoje dependem de atendimento em Nova Olinda. A comarca local também se encontra em processo de vinculação ao município de Crato com a perda de independência judiciária.

Por:Ranilson Silva.


Postar um comentário

0 Comentários