não mexer

header ads

Antes de acabar, março de 2021 já é o terceiro mês mais letal da pandemia no Ceará.

O número de mortes por Covid-19 segue crescendo de forma acelerada no Ceará, fazendo de março de 2021 um dos meses mais letais da pandemia, mesmo antes de o mês acabar. Em 23 dias, de 1º ao dia 23, 1.241 pessoas morreram com Covid no estado.

O período só não é mais letal que junho de 2020, quando mais de duas mil pessoas morreram pela doença; e maio, período em que quase quatro mil pessoas foram vítimas da Covid-19.

Os dados da Secretaria da Saúde mostram também que as mortes pela Covid seguem em crescimento pelo quarto mês seguido.

As mortes por Covid-19 no desaceleraram entre maio e novembro, mas voltaram a crescer em dezembro e seguiram acelerando nos dois meses seguintes.

Em dezembro, o governador Camilo Santana havia afirmado que as aglomerações ocasionadas em festejos de fim de ano haviam influenciado no aumento de casos e mortes pela doença.Ocupação dos leitos de UTI

Das 12 unidades públicas disponíveis para atendimento mais grave de pacientes com Covid-19, que estão dispostas no IntegraSUS, 10 foram atualizadas no sistema no início desta manhã.

Destas, cinco estão colapsadas, enquanto outras quatro estão com ocupação acima de 80%. Apenas a Hospital da Mulher não está próximo do limite.

O Hospital Leonardo da Vinci, referência no tratamento da Covid-19 do Ceará, está com apenas cinco leitos de UTI, mesmo com a expansão da unidade informada pelo governador Camilo Santana (PT). O Hospital Geral de Fortaleza, que recebeu novos leitos para pacientes mais graves na última semana, voltou a colapsar e não tem mais vagas para pacientes com a doença.

Medidas restritivas

O Ceará está sob o decreto mais restritivo desde o fechamento de todos os serviços não essenciais. As medidas restritivas valem até domingo, 21 de março.

Carla Carniel/Reuters

Fonte: Portal G1 CE


Postar um comentário

0 Comentários