não mexer

header ads

Entrada e saída de veículos em Fortaleza vão ser controladas durante o carnaval.

O governador Camilo Santana adiantou alguns pontos sobre o decreto contra a pandemia de Covid-19 no Ceará durante o período de carnaval. O governante revelou que a entrada e saída de veículos de Fortaleza vai ser controlada, somente sendo permitido o deslocamento em situações específicas, como em casos de saúde, moradia, trabalho, transporte de cargas, entre outras situações detalhadas na nova medida.

Apenas situações que envolvam questões como saúde, moradia, trabalho, transporte de carga etc. serão autorizadas.

As regras de fiscalização vão vigorar entre 12 e 17 de fevereiro, de acordo com Camilo Santana. — Foto: Natinho Rodrigues/SVM.

O transporte intermunicipal de passageiros também vai ser afetado. O governador revelou que o setor, seja individual ou coletivo, regular e complementar ficará suspenso, com exceção do deslocamento metropolitano.

Veja quais situações são exceções para a entrada e saída de Fortaleza:

·         por motivos de saúde, próprios e de terceiros, para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos

·         do mesmo gênero;

·         entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos;

·         entre os domicílios e os locais de trabalho;

·         para assistência ou cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis;

·         para participação em atos administrativos ou judiciais, quando convocados pelas autoridades competentes;

·         aqueles necessários ao exercício das atividades de imprensa;

·         transporte de carga;

·         de pessoas domiciliadas em mais de um município do Estado, desde que devidamente comprovados ambos os domicílios;

·         de comprovação documental de reserva previamente realizada ou de pagamento efetuado, até a data de publicação deste Decreto, para estadia

·         em estabelecimentos formais de hospedagem;

·         por motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

O Governo explica que as pessoas em deslocamento intermunicipal deverão portar documento ou declaração que comprove o enquadramento na exceção, sendo admitidos também outros meios adequados de comprovação.

De acordo com o governador, as novas regras foram estabelecidas após reunião do comitê que delibera sobre as medidas relativas à Covid, quando ficou definido o decreto para o período em que haveria carnaval (12 a 17 deste mês).

Nas redes sociais, Camilo publicou os seguintes pontos:

·         suspensão do transporte intermunicipal de passageiros, individual ou coletivo, regular e complementar, excetuado o transporte no âmbito metropolitano;

·         barracas de praia terão o horário limitado até 15h durante o período; portanto, além do sábado e domingo, e em todo o Estado;

·         suspensão da atividade de Parques Aquáticos em todo o Estado, além da atual proibição de Fortaleza e Aquiraz;

·         ainda está sendo recomendado aos municípios com tradição turística que sejam feitas barreiras sanitárias e tomadas medidas mais restritivas nesse período de acordo com a situação de cada um. Para isso, haverá reforço de policiamento nesses locais para apoiar o cumprimento dessas medidas.

Por outro lado, estamos ampliando nossa rede de atendimento público destinada à Covid e buscando acelerar ao máximo o processo de vacinação. O número de casos continua crescendo no Ceará, bem como a ocupação dos equipamentos de saúde, e somente com medidas de prevenção poderemos superar mais este momento difícil da pandemia.

Carnaval sem feriado

Carnaval no Ceará será dia útil e sem feriado em 2021 — Foto: JL Rosa/SVM

Carnaval no Ceará será dia útil e sem feriado em 2021 — Foto: JL Rosa/SVM

Como medida para evitar aglomerações, festas e viagens no período de carnaval, a segunda e a terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, serão dias úteis no Ceará em 2021 para órgãos estaduais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Empresas privadas podem definir se os funcionários terão ou não folga nessas datas.

Em 8 de fevereiro, Camilo Santana havia proibido, por meio de decreto, festas de carnaval no estado.

As medidas ocorreram após um novo aumento nas mortes por Covid-19 no Ceará. Em dezembro e janeiro, os óbitos pela doença tiveram crescimentos seguidos.

No primeiro mês de 2021, foram 393 mortes; em dezembro, 389. Os dados são da Secretaria da Saúde atualizados na manhã desta quarta-feira (10). A confirmação das mortes pela Covid-19 pode levar dias ou semanas, e os dados referentes a janeiro ainda podem crescer.

Funcionamento do comércio

Um acordo feito nesta semana entre os representantes dos sindicatos dos comerciários e lojistas definiu as condições para a abertura do comércio em Fortaleza durante o período correspondente ao carnaval.

Ficou acordado entre os sindicatos que, se porventura o Governo do Estado definir uma nova data para o carnaval de 2021, inclusive com a concessão de ponto facultativo para os servidores, ficará assegurado o fechamento do comércio no período correspondente.

 

G1


Postar um comentário

0 Comentários