não mexer

header ads

'Estrela de Belém' poderá ser vista no céu hoje; saiba como!

Um fenômeno surpreendente irá acontecer nesta semana de Natal! Hoje (21), ocorre o ápice de um evento astronômico raro: o alinhamento dos planetas Júpiter e Saturno, os maiores do sistema solar. E a melhor notícia é que poderá ser visto a olho nu.

Conjunção entre Júpiter e Saturno é considerada rara por astrônomos e poderá ser vista a olho nu.

Fenômeno acontece 800 anos depois do último. | Bill Ingalls/Nasa

Os últimos registros que se tem deste fenômeno datam de 1623 e por isso é considerado raro, já que cada planeta tem um tempo diferente para girar em torno do Sol, sendo 12 anos para Júpiter, e 30 para Saturno. Ou seja, ocorreu a 800 anos atrás!

Neste ano de 2020, a conjunção ganhou um nome novo: Estrela de Belém. Isso em função da época de Natal e do conto da estrela que guiou os três Reis Magos até o lugar do nascimento de Jesus.

A melhor visibilidade do fenômeno é nesta segunda-feira, mas desde a semana passada, já é possível ver os dois planetas bem próximos um do outro.

DICAS DA NASA DE COMO VER O FENÔMENO:

1. Encontre um local para ver a 'Estrela de Belém' que possua uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter e Saturno são brilhantes, então podem ser vistos na maioria das cidades.

2. Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Júpiter se parecerá com uma estrela brilhante e será facilmente visível. Saturno será ligeiramente mais fraco e aparecerá um pouco acima e à esquerda de Júpiter até 21 de dezembro, quando Júpiter o alcançará e eles inverterão suas posições no céu.

3. Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante.

( com informação da CNN )


Postar um comentário

0 Comentários