não mexer

header ads

Bolsonaro reconhece a vitória de Joe Biden nos Estados Unidos após mais de um mês

Até que enfim Jair Bolsonaro (sem partido) reconheceu a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.

Presidente brasileiro demorou a reconhecer a vitória do democrata nos Estados Unidos.


Isto acontece mais de um mês depois do democrata ter derrotado Donald Trump (por quem Bolsonaro tem simpatia) nas urnas e ter sido declarado vencedor pelas projeções da imprensa local e no dia seguinte à confirmação do resultado pelo Colégio Eleitoral.

"Saudações ao presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo 'a terra dos livres e o lar dos corajosos'", escreveu Bolsonaro em seu perfil em uma rede social, citando um trecho do hino norte-americano "(...) the land of the free and the home of the brave".

O Brasil foi o único país, entre os que integram o G20, que ainda não havia reconhecido o resultado das eleições nos EUA. A maioria se pronunciou desde o dia 7 novembro, quando Biden foi declarado vencedor pelas projeções de imprensa norte-americana.

Momentos antes, durante entrevista ao "Brasil Urgente", Bolsonaro disse que pediu ao ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, para enviar uma manifestação oficial do governo brasileiro parabenizando o Biden.

"Já que os delegados reconheceram que ele [Biden] foi eleito, não vou mais discutir se houve ou não uma eleição tranquila lá. Não me cabe falar mais nada. Esperei o reconhecimento [do Colégio Eleitoral] e nós aqui já fizemos um comunicado agora há pouco ao presidente Joe Biden", disse o presidente.

Como era de se esperar, Bolsonaro ainda elogiou o candidato a reeleição Donald Trump, que foi derrotado nas urnas, com quem afirmou ter feito um "excelente" trabalho. De acordo com o presidente brasileiro, o Brasil sempre teve uma política "um tanto quanto agressiva" em relação aos EUA, mas que agora "avançou" e conseguiu "alguma coisa" com os norte-americanos.

"Antes era o tempo todo o pessoal aí... Quase todos os presidentes anteriores chamando [os EUA] de imperialista, colocando neles a culpa por tudo de ruim que acontecia no mundo, e não é assim. Avançamos, conseguimos alguma coisa com o governo Trump, e eu espero que, se tudo der certo, o Biden agora...", completou.

O comunicado oficial mencionado por Bolsonaro pode ser encontrado no site do Itamaraty e é quase idêntico aos tuítes publicados pelo presidente.

Veja na íntegra:

"Cumprimentos do Presidente Jair Bolsonaro ao Presidente-Eleito dos EUA Joe Biden O Presidente Jair Bolsonaro transmite a seguinte mensagem ao Presidente-Eleito Joe Biden após o anúncio dos resultados da votação no Colégio Eleitoral dos EUA:

- Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo "a terra dos livres e o lar dos corajosos".

- Estarei pronto a trabalhar com V. Exa. e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.

Com informações de UOL


Postar um comentário

0 Comentários