não mexer

header ads

Policlínica do Crato é inaugurada pelo governador Camilo Santana

O governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou a sexta Policlínica regional na Região do Cariri e 20ª do Estado. A nova Unidade de Saúde 2 fica localizada no Crato, e vai atender oito municípios da Área Descentralizada de Saúde: Altaneira, Assaré, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre, beneficiando um total de 262.271 moradores.


Camilo ressaltou a importância da policlínica para a região, um equipamento muito aguardado e que vai atender uma grande demanda do setor da saúde no Cariri. “A pandemia atrasou um pouco a entrega, mas agora passa a funcionar e já vem atendendo a população não só do Crato, mas também da dos municípios do consórcio. Estamos entregando mais um equipamento de saúde, e essa pandemia demonstrou a importância do Sistema Público de Saúde (SUS), e queremos cada vez mais fortalecer não só as parcerias com os municípios, mas também entregar equipamentos do Estado que atendam melhor a população”, explicou o governador.

 

Com a nova unidade de Saúde na Região do Cariri, aumenta para 20 o número de policlínicas regionais no Estado, seja na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Já existem policlínicas regionais funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu e Limoeiro do Norte. A Capital possui mais quatro unidades.

 

Em todas essas unidades de saúde os moradores são consultados por médicos especialistas em cardiologia, traumato-ortopedia, urologia, mastologia, ginecologia, clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. As policlínicas tipo 2, no Crato, contarão também com especialistas em mais três áreas: neurologia, endocrinologia e angiologia.

 

“A porta de entrada do SUS é o posto de saúde, então o cidadão ou a cidadã vão no posto e muitas vezes o médico passa um exame cardiológico, uma mamografia, uma tomografia, e as pessoas às vezes não sabem onde fazer esses exames. Então a policlínica é exatamente para isso, não só para fazer os exames, mas também para acompanhar o tratamento. Aqui temos uma equipe de médicos e profissionais especializados”, ressaltou Camilo.

 

Entre os exames ofertados, além de mamografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, ultrassonografias e exames oftalmológicos, a população terá ainda acesso à tomografia computadorizada. Com o tomógrafo, o Governo do Ceará reduz o tempo de espera dos pacientes pelo exame, que contribui para a definição e para a qualidade do diagnóstico do tratamento das doenças.

 

Na policlínica regional no Crato, foram investidos em obras e equipamentos R$ 13.438.229,79, recursos exclusivamente do Governo do Ceará. Camilo Santana também informou que, a nova unidade da Policlínica que fica na Rua Vicente Alencar Oliveira, s/n, no bairro do Mirandão, em breve receberá também uma equipe do Programa Mais Infância Ceará, para acompanhar as crianças, como já é praticado em outros municípios.


Postar um comentário

0 Comentários