não mexer

header ads

Segunda etapa da campanha contra Febre Aftosa começará dia 03 de novembro

No próximo dia 03 de novembro a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), órgão vinculado a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), iniciará mais uma etapa da Campanha contra Febre Aftosa no Ceará, que seguirá até o dia 02 de dezembro. É obrigatória a vacinação dos animais com até 24 meses de idade.

Depois do animal ser vacinado, o criador deverá declarar o até o dia 18 de dezembro. Devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de medidas de distanciamento social, é preferível que a declaração seja realizada através Portal do Produtor, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br). “Essa medida evitará aglomerações nos escritórios, já que o Ceará continua em isolamento social”, explica a presidente do órgão, Vilma Freire. Na impossibilidade de acessar o endereço eletrônico, o criador pode procurar um dos núcleos locais da Adagri, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) ou Secretarias de Agricultura do município parceiras da Agência na Campanha.

Vale ressaltar que a pandemia não é motivo para a não realização da vacina. Ela é forma mais eficiente, prática e barata de prevenção. A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, altamente contagiosa que atinge os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Assim, basta apenas um foco desta doença (uma propriedade atingida) para haver restrição ao mercado tanto internacional como nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa. “Por isso é tão importante que os criadores cumpram com sua responsabilidade”, reforça o diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira.


Postar um comentário

0 Comentários