não mexer

header ads

Fim de semana será de baixa umidade do ar para 76% do território cearense, alerta Inmet

 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta meteorológico, nesta sexta-feira (2), apontando que 140 dos 184 municípios apresentarão umidade relativa do ar abaixo de 30%. Este cenário indica aumento nos riscos de incêndios florestais e danos à saúde. Este aviso se encerra apenas no próximo domingo (4), às 18h. 

A situação mais preocupante é indicada em 39 destas 140 cidades, localizadas nas regiões do Cariri, Centro-Sul e o Sertão cearense. Neles, a umidade relativa do ar varia entre 12% a 20%. A gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, explica que baixa umidade relativa do ar é mais comum no interior do Estado pela continentalidade, ou seja, a distância do oceano. 

 

Outros fatores naturais, como os ventos mais fortes ajudam a aumentar a evapotranspiração da vegetação, já castigada pelo solo seco e a falta de chuvas. Já no litoral cearense, a umidade proveniente da evaporação da água do mar, que é transportada ao continente pelos ventos, torna este fenômeno menos agravante.  

A região Centro-Sul, geralmente, é a área onde a umidade relativa do ar costuma apresentar índices mais baixos nessa época do ano, pois, após o encerramento da estação chuvosa, se tornam comuns os dias com céu claro e poucas nuvens. “Nesses períodos de alta temperatura, a umidade relativa do ar, ao contrário, pode cair a níveis preocupantes do ponto de vista de saúde”, observa Sakamoto.


Postar um comentário

0 Comentários