não mexer

header ads

Aeronaves da Ciopaer da SSPDS realizam resgates médicos no Cariri

Missões distintas realizadas pela Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram fundamentais para salvar vidas no interior sul do Ceará durante dois dias seguidos. Em ambas as ocorrências, registradas no sábado (3) e na sexta-feira (2), as Fênix 06 e 08, que estavam na base de Juazeiro do Norte, foram empregadas.

Clique na imagem para ampliar.

Na ocorrência do sábado, um homem de 44 anos foi socorrido da cidade de Jardim até o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro, após sofrer um acidente automobilístico. A vítima trafegava em uma via do município quando colidiu contra um cavalo. De acordo com os primeiros atendimentos feitos pela equipe médica, o condutor apresentava traumatismo cranioencefálico (TCE) de natureza grave.


Em razão do estado de saúde do homem, a aeronave da Ciopaer foi acionada para realizar o transporte do paciente com brevidade. A Fênix 06 de modelo Airbus EC 145 é dotada de unidade de terapia intensiva (UTI) aérea, com médico e enfermeiro a bordo, o que permite a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.

Recém-nascidos

Já na sexta-feira, um bebê prematuro foi transportado do Cariri até Fortaleza. A ocorrência iniciou após uma mulher dar à luz a gêmeos, prematuramente. Um dos recém-nascidos demandava mais cuidado, por isso foi necessário o transporte da criança até o Hospital Albert Sabin, em Fortaleza.


A aeronave empregada foi a de modelo H135 Helionix, intitulada de Fênix 08. O helicóptero é um dos modelos mais recentes adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará para integrar a frota da Ciopaer da SSPDS. Assim como a Fenix 06, ela também possui uma UTI aérea, permitindo a instalação de uma incubadora em seu interior. Ao chegar a Fortaleza, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou o bebê do bairro Aeroporto até a unidade de saúde, no bairro Vila União.

Governo do Ceará.


Postar um comentário

0 Comentários