não mexer

header ads

Ensino remoto será mantido como opção durante volta às aulas no Ceará

Com a volta às aulas sendo expandida em escolas públicas e privadas da macrorregião de Saúde de Fortaleza – que compreende 44 municípios –, pais e alunos poderão escolher entre retornar às atividades presenciais ou manter o ensino remoto. A informação foi reforçada nesta segunda-feira (21) pela secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela.

“A gente vinha se preparando, sabendo que o retorno seria de forma gradual e que, além do presencial, nós vamos oferecer o remoto. O remoto não vai acabar agora. Os pais e alunos vão ter a oportunidade de fazer essa escolha”, ressalta a gestora.

A data de retorno das aulas presenciais em mais etapas de ensino foi anunciada pelo governador Camilo Santana no último sábado (19).

A partir do dia 1º de outubro, podem voltar às instituições de ensino, com até 35% da capacidade:

·                     1º e 2º anos do ensino fundamental

·                     9º ano do ensino fundamental

·                     3º ano do ensino médio e educação profissionalizante

·                     Educação de jovens e adultos (EJA)

Melhorias

A titular da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) detalhou que foram feitos investimentos na infraestrutura das escolas, em especial, nos banheiros, para que fossem instaladas mais pias. Também estão sendo adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs), e álcool em gel estará disponível nos equipamentos.

“Teremos todo o cuidado de manter o distanciamento. Nas escolas em que a gente sentir que não há condições de voltar no momento, vamos esperar para que possamos fazer uma melhoria e, assim, retornar com segurança”, diz Eliana Estrela.

Já para as instituições de Ensino Infantil, foi autorizada a ampliação do limite de 35% para 50% da capacidade. A decisão pelo retorno em cada cidade, porém, dependerá da avaliação e do decreto próprio de cada um dos prefeitos, bem como a análise dos proprietários de estabelecimentos particulares.

"Os profissionais deverão ser testados, professores, auxiliares, alunos, e só poderão iniciar as atividades (os municípios) com esses protocolos e testagem cumpridos", destacou o governador, ao ressaltar que o cenário epidemiológico da doença será monitorado por 14 dias.

 

Por G1 CE


Postar um comentário

0 Comentários