não mexer

header ads

André Costa deixa Secretaria da Segurança do Ceará, diz Camilo Santana

André Costa deixa a Secretaria da Segurança Pública do Ceará e vai ser substituído pelo também delegado da Polícia Federal (PF), Sandro Caron, que já assume na próxima semana. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana por meio de redes sociais na tarde desta quinta-feira (3).

Caron já foi superintendente da PF no Ceará e no Rio Grande do Sul, além de ter comandado a Divisão Nacional de Inteligência Policial (DIP) do Departamento de Polícia Federal, do Ministério da Justiça, e ter sido adido da PF na Embaixada do Brasil, em Lisboa.


“Comunico aos cearenses mudança no comando da nossa Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O secretário André Costa deixa o cargo após 3 anos e 8 meses, a pedido”, disse o governador. “Agradeço ao delegado André Costa pelo grande trabalho realizado até aqui”, afirmou.


A Secretaria da Segurança Pública informou que a saída de André Costa do cargo foi por questões pessoais.


O delegado se manifestou por meio de suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (3), e agradeceu pelo tempo que passou à frente da SSPDS. André Costa afirmou estar deixando o cargo por questões familiares.


“Despedidas nunca são fáceis. Agradeço a todos os profissionais da segurança pública que estiveram comigo durante esses 3 anos e 8 meses. Superamos desafios e enfrentamos muitos obstáculos. Gostaria também de agradecer a todo povo cearense pelo apoio e carinho. Vocês sempre me preencheram de força para vencer qualquer inimigo”, diz.


“Agradeço a minha família por todo esse tempo ser âncora para meus pés e sustento em dias difíceis. Deus, obrigado por me sustentar e guiar meus passos. Estou saindo a pedido por questões familiares. Agradeço ao governador Camilo Santana pela oportunidade, confiança, liderança e amizade. Desejo sorte e muito sucesso ao colega Delegado Sandro Caron. Que a segurança pública do Estado do Ceará siga avançando. Forte Abraço a todos e todas”, finaliza André Costa.


Histórico


Logo após assumir a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa já causou polêmica: “a partir de agora, nós vamos oferecer duas opções para bandidos, a Justiça ou o cemitério”. A frase chamou atenção da opinião pública, e o governador, na época, disse que o até então novo secretário teria sido “mal interpretado”.


Ele havia acabado de assumir a Pasta em janeiro daquele ano, mas não imaginava que 2017 seria o mais violento da história no Ceará. Foram registrados 5.134 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), que englobam homicídios, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Os números, contudo, começaram a cair em 2018 e se mantiveram em 2019, com aumento já acompanhado pela SSPDS nos sete primeiros meses de 2020.


Além disso, a gestão André Costa demarcou posição firme contra o crime organizado ao não ceder às pressões de criminosos que atacaram prédios públicos e veículos e tentaram implantar terror na sociedade cearense em 2017, 2018 e 2019. As ações eram coordenadas de dentro de presídios e realizadas por integrantes de facções criminosas nas ruas.


Facções essas que provocaram uma série de chacinas no ano de 2018, como as dos bairros Cajazeiras e Benfica. Os responsáveis por ambas foram reprimidos de forma rápida pela Secretaria, cujas investigações levaram ao desmantelo dos principais líderes de um grupo criminosos de origem cearense, os quais todos estão presos.


A última grande crise da gestão André Costa foi o motim realizado por parte de seus subordinados na Polícia Militar do Ceará. Parte da corporação cruzou os braços e paralisou as atividades entre fevereiro e março deste ano após terem negado a proposta de aumento salarial acordada entre os líderes do próprio movimento e o governo estadual.


Tecnologia


De perfil sério, André Costa mantinha contato com cearenses e organizações por meio de redes sociais, chegando a demonstrar que estava atendo às cobranças nas plataformas, o que acabou gerando casos de grande repercussão, como o #ExposedFortal – investigação sobre casos de assédio sexual na cidade e em escolas particulares da Capital, Sobral e Juazeiro do Norte.


Além disso, a gestão do delegado da PF investiu bastante em big data e inteligência artificial, a fim de resolver crimes com tecnologia e rapidez. Um exemplo é o Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), uma ferramenta que age por meio de sensores espalhados pelo Estado do Ceará, os quais auxiliam nas investigações de crimes contra o patrimônio, como roubos de veículos e até crimes contra a vida.


Da sua passagem pela Secretaria, também surgiu o projeto Proteger, que se baseia em bases fixas da Polícia Militar colocadas em pontos estratégicos de Fortaleza e da Região Metropolitana a fim de inibir crimes e facilitar a troca de experiências com as comunidades.


Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários