não mexer

header ads

Nota falsa de 200 reais já começa a circular no comércio antes do lançamento

No final de julho, o Banco Central (BC) anunciou a nova nota de 200 reais, que deverá ser lançada e começar a circular no Brasil no final de agosto.

Cópia falsificada não apresenta a coloração anunciada pelo BC, cinza com detalhes marrons | Reprodução.

Porém, em meados ainda de agosto, já há uma versão falsificada da cédula circulando no comércio do Rio de Janeiro, mais precisamente em Madureira, zona norte.

A nota falsificada é da cor laranja, diferente da coloração aprovada pelo BC, cinza com detalhes marrons. A cópia também traz o animal escolhido pelo órgão, o lobo-guará, mas o BC também não divulgou imagens da nota e não se sabe ainda como será a imagem impressa do animal.

"Como a nota de R$ 200 ainda não foi lançada e nem está em circulação, obviamente estamos diante de um caso de falsificação. A falsificação de notas, como sabemos, é crime", afirmou o Banco Central em nota ao jornal “O Dia”.

De acordo com o banco, as opções da moeda ainda estão em fase final de testes.

Falsificar notas é crime previsto no artigo 289 do Código Penal, com pena de 3 a 12 anos de detenção. Colocar uma cédula falsa em circulação após ter conhecimento de sua falsidade, mesmo que recebendo de “boa fé”, pode resultar em 6 a 2 anos de prisão.

Com informações de IG


Postar um comentário

0 Comentários