não mexer

header ads

Maior líder indígena, Cacique Raoni é internado com Covid-19

Maior liderança indígena do país, o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos, líder da etnia Kayapó, foi internado em um hospital de Sinop, a 503 km de Cuiabá, após ser diagnosticado com Covid-19. As informações são do Correio Braziliense.

Líder indígena, cacique Raoni foi internado com Covid-19 em Mato Grosso. | Divulgação/Assessoria

Segundo o instituto, que leva o seu nome, Raoni apresentou sintomas de pneumonia, mas está em boas condições de saúde. 

"Após um mês de alta, Raoni foi novamente internado com sintomas de pneumonia. Exames realizados e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio. Raoni teve Covid-19 e os exames mostram presença de anticorpos e (que ele está) fora de perigo", afirmou o instituto.

No mês passado, Raoni foi internado em Mato Grosso após agravamento do seu quadro de saúde. Em junho, o líder da etnia caiapó perdeu a mulher, Bekwyjkà Metuktire, e, desde então, passou a apresentar um quadro depressivo.

HISTÓRICO

O cacique é reconhecido internacionalmente pela defesa dos direitos dos povos indígenas. Em 1989, ele teve um encontro histórico com o cantor Sting durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira (PA).

Os dois se reencontraram em 2009 na cidade de São Paulo para conversar sobre a construção da Usina de Belo Monte.

Em novembro de 2012, Raoni foi recebido pelo presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu, pedindo pela preservação da Amazônia e dos povos que vivem na região.

Com informações do Correio Braziliense


Postar um comentário

0 Comentários