não mexer

header ads

Após dez dias, obras de recuperação em tubulação da barragem de Jati são concluídas

As obras de recuperação do talude da barragem de Jati, no município homônimo, foram concluídas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (31), pelo ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, através de suas redes sociais. O reservatório, que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), sofreu um dano na sua estrutura após a ruptura de um conduto, no último dia 21.

Ao todo, foram aproximadamente 100 máquinas e cerca de 200 trabalhadores, que se revezam em três turnos para cumprir o prazo um dia antes do previsto (Kid Jr/Sistema Verdes Mares).

Apuração

Amanhã (1º), terá início a perícia que vai apurar o que causou o rompimento do duto. O relatório com o resultado deverá ficar pronto em até 21 dias. Para a investigação, foi contratada uma empresa independente. A construção da barragem foi concluída em 2018, entregue pelo grupo Serveng.

O incidente causou a remoção de duas mil pessoas de áreas sob risco o reservatório, que retornaram após 72 horas do rompimento do conduto. A situação causou tumulto e, no dia seguinte ao episódio, uma comitiva com o próprio ministro Rogério Marinho, o secretário Nacional da Defesa Civil, o coronel Alexandre Lucas Alves, e o governador Camilo Santana visitou a cidade.

Os técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) permanecem monitorando, diariamente, a barragem e atestam a segurança. A obra de recuperação durou dez dias. Ao todo, foram aproximadamente 100 máquinas e cerca de 200 trabalhadores, que se revezam em três turnos para cumprir o prazo um dia antes do previsto.

Sobre as reestruturações do conduto que rompeu e demais obras afetadas, como a casa de força, o MDR, através de sua assessoria, informou que isso ainda está sendo avaliado. A retomada do transporte das águas pelo Eixo Norte segue sem previsão, enquanto os testes para o Cinturão das Águas do Ceará não foram afetados.

Fonte: Diário do Nordeste


Postar um comentário

0 Comentários