não mexer

header ads

Juazeiro do Norte ultrapassa 8 mil casos confirmados de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte informou que o Município chegou, ontem (18), ao número de 8.071 casos confirmados da covid-19. A terra do Padre Cícero é a terceira cidade a superar a marca de 8 mil pessoas infectadas pela doença, lista que inclui as cidades de Fortaleza (39.892) e Sobral (8.942), segundo os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte (Raquel Oliveira/Diário do Nordeste)

Em apenas sete dias, o número de casos confirmados saltou de 5.983 para 8.071, um acréscimo de 2.088, que representa um aumento de 34,8%. Isso dá, em média, 298,2 pessoas infectadas pelo novo coronavírus por dia.

Um levantamento do Sistema Verdes Mares, no último dia 9, mostrou que, se a velocidade de contaminação de Juazeiro do Norte não apresentar um decrescimento, em três semanas, superará Sobral no número de casos. A partir dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, na última semana, a maior cidade de região Norte do Estado teve um aumento de 788 casos, representando um crescimento de apenas 9%.

A diretora de Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte, Evanusia de Lima, acredita que ainda não foi sentido o efeito eficaz em relação ao lockdown porque o Município tem tido um crescimento. “Paralelo a isso, teremos ascendência de óbitos”, observa. Hoje, a cidade contabiliza 179 óbitos. Em sete dias, foram confirmadas 26 mortes pela doença.

Por causa deste aumento, o governador Camilo Santana (PT) anunciou que Juazeiro do Norte, ao lado de Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu permanecerá em isolamento rígido. “Estamos tratando de forma regionalizada e a preocupação hoje é bem maior no interior do Estado, principalmente na macrorregião Sul, que vai continuar na fase de transição”, justificou o gestor.

Hoje, a macrorregião do Cariri apresenta uma taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) de 85,22%. No Hospital Regional do Cariri (HRC), referência para os casos graves, o preenchimento das vagas na UTI é um pouco acima deste percentual: 87,64%, sendo que, dos 89 leitos, 78 estão com pacientes. Há duas semanas, também foi inaugurado o Hospital de Campanha de Juazeiro do Norte, que dispõe de 80 leitos clínicos, com possibilidade de serem ampliados em até 120 no total.

Até agora, 22.621 pessoas já foram testadas em Juazeiro do Norte, o maior número no interior do Estado. Isso representa 9,1% de sua população, que tem aproximadamente 274 mil habitantes.

Fonte: Diário do Nordeste


Postar um comentário

0 Comentários