não mexer

header ads

Como é calculada a comissão de venda do corretor de imóveis em Fortaleza

O corretor de imóveis é o profissional responsável pelo levantamento e venda de imóveis atuando em todo o processo da negociação imobiliária. Ele é um trabalhador autônomo e liberal e sua atuação é regulamentada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) de acordo com estado e região.

Créditos: Pixabay.

A comissão da corretagem imobiliária segue alguns critérios de pagamento. Aprenda a calculá-la a partir disso. 

Comissões

O Creci tem a função de estabelecer os valores atribuídos a atuação desses profissionais baseada numa tabela de tarifas a serem cobradas sobre cada transação, podendo variar caso haja outro acordo estabelecido entre os corretores e as imobiliárias em Fortaleza. Mesmo podendo representar algo muito vantajoso para os corretores, a comissão não é um pagamento como acontece com os trabalhadores formais registrados com carteira assinada. Essa instabilidade econômica pode representar um risco a dinâmica do trabalho de corretagem imobiliária sempre a mercê das oscilações do mercado. Nesse sentido, a organização e o planejamento financeiro são questões que devem permear o trabalho desses profissionais com o intuito de garantir e preservar a sua renda a longo prazo sobrevivendo as fases em que as comissões sofrerem declínio. 

Áreas de trabalho

O trabalho dos corretores de imóveis é comumente associado apenas à venda de imóveis e propriedades. Na verdade, eles são capacitados a atuarem em todas as fases das negociações imobiliárias seja nas imobiliárias, incorporadoras e plantões de venda, mas também em consultorias imobiliárias, avaliações de propriedades, diagnósticos de imóveis através de uma análise criteriosa e detalhada das condições e características das propriedades, estruturação e acompanhamento de contratos, permitindo assim outras opções de renda a estes profissionais. 

Cálculo da comissão

Baseado na tabela de comissão estabelecida pelo Creci, esse valor varia de acordo com as faixas de participação de cada tipo de imóvel em relação a cada tipo de transação realizada. Para o corretor, calculadas em porcentagem, essas comissões oscilam entre 6% e 10% nas transações de imóveis rurais, urbanos e industriais, e de 4% a 6% para os empreendimentos imobiliários. Vale lembrar que, mesmo existindo esses índices de padronização das comissões como forma de estabelece um parâmetro para essas vendas, as comissões podem ser mais altas ou mais baixas segundo o acordo que regulamente a atuação dos corretores e sua contratante. 

A remuneração da corretagem

Quem tem um apartamento ou casa para vender em Fortaleza, deve se lembrar que esta é fonte de renda do corretor. Desta forma, o trabalho e a remuneração do corretor estará condicionado ao seu poder de atuar junto as diversas frentes de mercado, a sua influência junto aos clientes e a rede de contatos e informações que este conseguirá estabelecer no mercado de trabalho. Toda a experiência e conhecimentos adquiridos ao longo de sua atividade profissional é o que dará a bagagem para maximizar seus ganhos e potencializar sua abrangência, permitindo aumentar também seu engajamento. 

Segurança no recebimento das comissões

Para garantir o pagamento e recebimento das comissões das suas vendas, o corretor precisa ficar atento a algumas questões como forma de se proteger de compradores que se neguem de efetuar os pagamentos ou de clientes que insistam em pagar um percentual abaixo ao acordado no contrato. São algumas dicas para você adotar durante o processo de uma corretagem imobiliária: tente documentar as etapas da negociação, por meio eletrônico ou de diálogos de WhatsApp, arquive todas as mensagens trocadas por e-mail e telefone de todas as informações e propostas realizadas com o comprador e a incorporadora ou imobiliária, guarde todos os documentos assinados evitando possíveis frustrações futuras que possam prejudicar seus ganhos. Formalize sua participação em toda a transação principalmente diante de situações que possam comprometer o recebimento de sua comissão como quando não está claro quem é o responsável direto pelo pagamento e custeamento da transação, com o envolvimento de dois ou mais compradores. Deixe claro ao comprador que você é um corretor e tem participação em todo o processo de compra e venda. 

Pagamento das comissões

Sempre que houver algum serviço associado a venda de alguma propriedade por um corretor que esteja registrado junto ao Creci, deverá ser feito o pagamento de uma comissão, deixando esta de existir quando não se fizer presente a figura do corretor de imóveis. O intermédio da atuação do corretor e sua participação é o fator que solidifica e consolida a realização da comissão mesmo que a transação tenha sido finalizada após a dispensa do seu contrato de trabalho ou a partir da assinatura de um outro documento comum as negociações imobiliárias: a Ficha de Visita ao imóvel. As comissões são pagas de acordo com o trabalho desenvolvido por cada profissional sendo regida pelo Código Civil e devem ser firmadas por um formulário de autorização de venda ou de locação, sendo este exclusivo ou não. Este documento deverá conter todas as informações do proprietário e da casa ou apartamento à venda em Fortaleza, contendo a assinatura de todas as partes que participaram da transação. 

Agora que você está por dentro das comissões de um corretor de imóveis, fique atento para garantir o êxito de suas vendas e a segurança de seus pagamentos. Aproveite também para seguir nossas redes sociais e acompanhar as novidades do mundo imobiliário.


Postar um comentário

0 Comentários