não mexer

header ads

Câmara Municipal de Jucás realiza a 8ª sessão ordinária remota


Presidente Maria das Dores Cunha

A Câmara Municipal de Jucás realizou nesta quinta-feira (28) a 8ª Sessão Ordinária por vídeo conferência e os 11 vereadores tiveram presença virtualmente. A sessão contou com a presença virtual da jovem Tuany Holanda, que esteve representando o Sebrae. Vale destacar que a presença virtual da vereadora Aparecida Lavor teve um problema na transmissão, apenas o áudio funcionou.
Para a presidente do legislativo jucaense, vereadora Maria das Dores Ribeiro Cunha, o plenário virtual é uma forma de respeitar as medidas de isolamento social em combate ao novo Coronavírus, sendo essa uma das principais medidas de controle da disseminação do vírus. Assim, a Sessão Remota aconteceu a fim de não prejudicar a continuidade dos trabalhos que dependem da aprovação do Poder Legislativo.

Ao abrir os trabalhos, a Presidente encaminha ao departamento jurídico da Casa e para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei de indicação da vereadora Marconeide Pedroza, que dispõe de isenção do pagamento de alvará de funcionamento para os estabelecimentos do município que estão fechados em virtude do novo coronavírus.
A presidente informou que já formulou o convite por meio de ofício solicitando a presença virtual da secretária de Educação do Município, a senhora Aglaí Melo, que segundo a presidente, a mesma já garantiu presença na próxima sessão ordinária virtual. E expôs o seu desejo de contribuir com informações voltadas neste período de pandemia. E para a 10ª sessão já tem em pauta a presença marcada da senhora Walneida Luna, secretária de Assistência Social do Município. Inclusive a secretária já enviou um relatório de como a secretaria está conduzindo os serviços sociais de Jucás.
Gestora do Sebrae em Jucás Tuany Holanda 
A jovem Tuany Holanda, que esteve representando o Sebrae, falou sobre a lida do Sebrae neste período, disse que o Sebrae está localizado na cidade de Iguatu e representa 18 municípios da região Centro Sul, e que a mesma é a gestora responsável pelo município de Jucás. Disse que o Sebrae apoia a micro e pequena empresa, como também apoia o setor rural. Pontuou que desde o início do isolamento social, o Sebrae vem trabalhando no apoio online aos clientes, através via WhatsApp (85) 98139.0634, pelo 0800.570.0800 e pelo site. Toda a equipe técnica vem prestando consultoria gerenciais online gratuita. Disse que o Sebrae disponibiliza de mais de 100 cursos. Na intervenção da presidente da Casa, que indagou a gestora, se o Sebrae já pensou em realizar uma feira virtual? Em resposta, Tuany Holanda destacou como valiosa a pergunta da presidente, disse que no Estado, já aconteceu feiras virtuais, “inclusive estamos apresentando um projeto ao poder público municipal nesse sentido”, disse. E acrescentou que precisa de uma parceria da classe empresarial e do poder público. O vereador Ernaldo de Carvalho perguntou como o Sebrae está tratando o pequeno empresário, depois que o ministro da Economia Paulo Guedes, disse na reunião ministerial do dia 22 de abril, que iria ganhar dinheiro investindo nas grandes empresas e que não iria perder dinheiro investindo nas pequenas empresas?  Em resposta: Tuany disse que seguramente o apoio do Sebrae se sustenta em defesa da micro e pequena empresa, reconheceu que houve uma redução de recursos.
Vereadora Marconeide Pedroza

A vereadora Marconeide Pedroza na sua fala destacou sobre a necessidade e da importância da aprovação do projeto de Lei de sua indicação, ora apresentado. Solicitou também ao secretário de Infraestrutura do município a recuperação da estrada que liga a sede do município à barragem dos Padres.
O vereador Denis Osterne destacou e parabenizou sobre a iniciativa da presidente da Casa, em trazer ao debate virtual pessoas de grande importância para os interesses locais. O parlamentar apoiou a iniciativa da vereadora Marconeide pela apresentação do projeto de sua indicação.
Vereador Ernaldo de Carvalho
O vereador Ernaldo de Carvalho, a exemplo do seu colega Denis, parabenizou a presidente Dôra pela dinâmica das sessões da Casa, por trazer as sessões virtuais pessoas de destaque e de grande valia para o engrandecimento do município. Lembrou que no dia 25 de maio, o Pe. João Sticker, se estivesse vivo estaria completando 98 anos. O pároco realizou grandes ações em benefício da população jucaense, destacou o vereador. Solicitou ainda a presidente para convidar o secretário da SDA (Secretaria de Desenvolvimento Agrário), Diassis Diniz, para falar sobre a sua lide em benefício do homem do campo neste período de pandemia.
A vereadora Aparecida Lavor, que também é servidora da Ematece no início da sua fala, tratou sobre a “Hora de Plantar”, informou que os cadastros das pessoas beneficiadas foram renovados para o 2021. Disse que essa medida teve como princípio o período de pandemia, pois, segundo a parlamentar, aqueles agricultores que receberam sementes em 2020, receberão em 2021. Informou também para os 376 agricultores que ainda não receberam o Garantia Safra, o caso se deve a um problema na documentação que a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Município, juntamente com a Ematerce, irão fazer uma força tarefa para tentar regularizar essa situação.
Vereador Denis Osterne

O vereador Gerardo Jr. parabenizou a presidente da Câmara pelas presenças de destaque das pessoas que estão participando das sessões virtuais.
Ao encerrar os trabalhos legislativos, a presidente da Casa lembrou do Dia Nacional de Luta pela redução da mortalidade materna, que se comemora no dia 28 de maio. Em aparte, o vereador Sales Ribeiro requereu verbalmente à presidência para solicitar a presença do secretário de Saúde do Município, para prestar informações sobre as ações da pasta no combate ao novo coronavírus. A presidente colocou o requerimento de Sales em votação, sendo aprovado. A presidente colocou em votação o requerimento da vereadora Marconeide Pedroza que trata de recuperação da estrada que dá acesso à barragem dos Padres, requerimento aprovado. Requerimento verbal em votação do vereador Ernaldo de Carvalho, que solicita a presença virtual do secretário Diassis Diniz, aprovado. Em seguida a presidente colocou em terceira votação o projeto de Lei 06/2020, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), do exercício financeiro de 2021, aprovado.

Fonte: O Conterrâneo.

Postar um comentário

0 Comentários