não mexer

header ads

Inscrições do Enem 2020 começam nesta segunda em meio a pedidos de adiamento

Apesar de muita gente ter pedido nas redes sociais e em petições online por uma alteração no calendário, devido ao enorme problema criado pela pandemia na vida de estudantes que não têm fácil acesso à internet, o Inep se manteve irredutível. A partir desta segunda-feira (11) até o dia 22 de maio, os estudantes interessados devem realizar suas inscrições para o Enem 2020, na Página do Participante. O pagamento da taxa de inscrição, que será de R$ 85, deverá ser efetuado até o dia 28 de maio.

Os participantes que conseguiram a isenção de taxa também precisam fazer a inscrição pela internet nesse período. Lembrando que o MEC adicionou no edital a possibilidade de solicitar isenção da taxa durante as inscrições. A medida visa não prejudicar os estudantes de baixa renda que não conseguiram solicitar a isenção dentro do prazo, porque tiveram dificuldade para acessar a internet durante a quarentena.

Para realizar a inscrição no Enem 2020, o candidato precisa primeiro inserir o número do CPF e do RG e um e-mail válido, criando um login. Em seguida, deve seguir o passo a passo das inscrições, preenchendo os campos com dados pessoais, dados socioeconômicos, informações sobre Ensino Médio, cidade em que realizará a prova e outras até a finalização.
O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição na Página do Participante, em data a ser divulgada. O cartão informará a opção pelo Enem impresso o número de inscrição, a data, a hora e o local do exame; a indicação da solicitação de tratamento pelo nome social aprovada, caso tenha sido solicitada, a opção de língua estrangeira selecionada e as orientações relativas ao exame.

tendimento especial ou específico

O período para o pedido de atendimento especial também começa hoje e vai até o dia 29 de maio. De acordo com o edital, o atendimento pode ser solicitado por pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e/ou discalculia. Já o atendimento específico é reservado para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica.

Atenção: para alguns desses casos, o Inep solicita que o estudante anexe documentos comprobatórios no momento da inscrição, como atestados médicos. Consulte o edital para mais detalhes. Candidatos que fazem uso de aparelho auditivo em função de alguma deficiência devem informar no momento da inscrição.

No dia 25 de maio, começa a solicitação para tratamento pelo nome social. O Enem tradicional, impresso, acontecerá nos dias 1° e 8 de novembro. Já a aplicação do Enem Digital está prevista para os dias 22 e 29 de novembro. 

Fonte:Guia do Estudante.

Postar um comentário

0 Comentários