não mexer

header ads

Como saber se você é filiado a algum Partido.

Estar filiado é uma das condições para poder ser candidato como se exige a nossa Legislação. Mas como saber se sou filiado a um partido?

No Artigo 9º da Lei 9.504 que Estabelece normas para as eleições diz:

Para concorrer às eleições, o candidato deverá possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de seis meses e estar com a filiação deferida pelo partido no mesmo prazo.  

Lei 9.504 (Clique aqui para acessar)

Saber em qual partido está filiado e saber se realmente está filiado é de grande importância para o pré-candidato, principalmente por haver prazo mínimo de tempo de filiação para que o sujeito esteja apto para concorrer às Eleições.

O TSE disponibiliza uma ferramenta on-line onde qualquer cidadão, portando o número do Título de Eleitor, poderá consultar a sua situação de filiação.

Como Consultar a minha Filiação no TSE

No site do TSE, no menu superior, clique em PARTIDOS e em seguida Relação de Filiados (1). Em seguida será aberta uma página como a figura abaixo. Clique em “Certidão de Filiação Partidária” (2).

Em seguida clique em “Gerar Certidão de Filiação”, conforme figura abaixo.

Na página seguinte, com o seu título de eleitor em mãos, digito o número do mesmo. Marque o captcha “Não sou um robô” e clique em Gerar Certidão”

Por fim, será gerada a Certidão com a sua situação de Filiação, conforme o exemplo abaixo, foi gerada uma certidão indicando que o referido eleitor “NÃO ESTÁ FILIADO A PARTIDO POLÍTICO”. Caso estivesse filiado a algum partido, o mesmo seria informado abaixo.

Para ir direto no site de Filiação Partidária basta acessar o endereço: http://www.tse.jus.br/partidos/filiacao-partidaria/relacao-de-filiados.

Fonte: http://www.eleicoesmunicipais.com.br/


Postar um comentário

0 Comentários