não mexer

header ads

Bigornas de Potengi foram temas de documentário na Festa do Pau da Bandeira de Barbalha


O jornalista e intelectual Emerson Monteiro Lacerda me enviou este vídeo/entrevista com o ex-colega de Jornal do Cariri, Augusto Pessoa, onde o mesmo discorre sobre a sua vida de fotógrafo e sobre alguns documentários culturais, destaque, para dois realizados no Cariri. O primeiro sobre a Festa do Pau da Bandeira de Barbalha, o qual apresentou no Festival de Cinema da Amazônia e o segundo sobre as Bigornas e seus ferreiros de Potengi, selecionado para o Festival Nacional 5 Minutos.

Augusto Pessoa é Jornalista e fotógrafo, natural de Campina Grande, na Paraíba, fotografa profissionalmente desde 1994, tendo integrado as equipes de foto-jornalistas de diversos jornais nordestinos (Correio da Paraíba PB 1997-1999 / Meio Norte PI 2000-2002 / Jornal do Cariri CE 2002-2004). Atualmente trabalha como repórter e fotógrafo free-lance para as Revistas National Geographic, Vida Simples, Continente, Nordeste, Na Poltrona, Fotografe Melhor, Caminhos da Terra, Horizonte Geográfico, entre outras. Desenvolve desde 2001 um trabalho de documentação autoral sobre a cultura popular nordestina e está lançando em 2012 o projeto “Visagens Nordestinas”, em parceria com a banda Cabruêra. 

O projeto inclui uma caixa com um livro de fotografias com parte do material produzido numa década de fotografia nos nove estados nordestinos e o novo cd do grupo paraibano, com participação de Alberto Marsicano, Chico César e Oliveira de Panelas. Também em 2012 será lançado o filme Inka, Uma Travessia, que conta a história de 12 anos de expedições à Cordilheira dos Andes. 

O filme é uma produção de Augusto Pessoa em parceria com a Imaginária, uma cooperativa que reúne vários núcleos de criação e desenvolvimento de arte e cultura. Com foco em novas tecnologias e linguagens de comunicação, a Imaginária tem o intuito de apresentar, questionar, ensinar e aprender com experimentos artísticos, além de propagar a consciência ecológica, social e cultural necessária para o ambiente que pretende atuar.

Fonte: caririeisso


Postar um comentário

0 Comentários