não mexer

header ads

Governo sem previsão para honrar o Bolsa Família a 500 mil beneficiários especialmente do NE


Ministério da Cidadania ainda não tem previsão de quando serão atendidas as 494.229 famílias que, apesar de habilitadas para o Bolsa Família, estão na fila para receber os benefícios. O problema deve atingir, principalmente, a região Nordeste, onde, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), vivem 57% das pessoas em situação de extrema pobreza no país. Consultado pelo Correio, nesta quarta-feira (29/1), o ministério preferiu apontar problemas ocorridos durante os governos petistas – o último deles terminou em agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff.

“O programa apresentou, em 2019, uma média nacional de 494.229 famílias inscritas no Cadastro Único e habilitadas para entrar no Programa. Importante ressaltar que o Bolsa Família apresentou, durante todo o governo do PT, fila de espera para entrada no programa”, disse a pasta, por meio de nota.
“Em 2017, se iniciou o processo de zerar a fila, garantido a entrada de famílias em até 45 dias após a inclusão e análise dos dados inseridos no Cadastro Único”, diz outro trecho do comunicado.
órgão admitiu que, nos últimos meses, “houve redução do número de inclusões de famílias, o que deve ser normalizado com a conclusão dos estudos de reformulação do Bolsa Família”. Porém, apesar de questionado, não respondeu quando esses estudos estarão concluídos.
O ministério informa também que o número de beneficiários flutua mensalmente, por conta dos processos de inclusão, exclusão e manutenção de famílias. Segundo o órgão, os cancelamentos estão relacionados aos procedimentos de averiguação e revisão cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades, e superação das condições necessárias para a manutenção dos benefícios.
Em 2019, foram gastos R$ 32 bilhões com o Bolsa Família. A previsão para 2020 é de R$ 29 bilhões, mas o governo diz que a reformulação do programa vai prever aumento dos recursos.
Fonte: Correio Brasiliense.

Postar um comentário

0 Comentários