não mexer

header ads

Vacinação contra o sarampo – Novas etapas começam nesta segunda-feira no Ceará

Começam, na próxima semana, mais duas etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A primeira etapa atenderá a criançada de 6 meses a menores de 5 anos, não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto. Esse grupo já começa a receber a vina nesta segunda-feira, 7, e segue até 25 de outubro.
A segunda etapa de vacinação é para jovens de 20 a 29 anos e acontecerá em novembro, no período de 18 a 30, informa a Secretaria da Saúde do Ceará.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019. As crianças menores de 5 anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

A vacina no SUS é segura e estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios. A meta desta campanha é vacinar, no mínimo, 95% das crianças ainda não vacinadas.

Casos

Neste ano, até 21 de setembro, foram notificados 152 casos da doença no Ceará. Destes, 111 descartados, cinco confirmados e 36 em investigação.

Postar um comentário

0 Comentários