não mexer

header ads

Ceará tem tremores de terra de magnitude 2 no interior


A terra voltou a tremer no Ceará três meses após abalos sísmicos serem registrados na região Central do estado. Quixeramobim, no interior do estado, teve tremores de terra de magnitude 2,0 na madrugada desta terça-feira (8), segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora atividades sísmicas no Nordeste.
Mapa de localização epicentral. O epicentro está representado pela estrela vermelha. O triângulo azul mostra a localização da estação de Pedra Branca (NBPB). Em destaque, os limites do município de Quixeramobim. — Foto: Sismos Nordeste
De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, o epicentro dos tremores foi novamente nas localidade de São Joaquim e Fogareiro, na zona rural de Quixeramobim.

O Laboratório de Sismologia da UFRN informou que os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

"Isso mostra que tremores no Nordeste estão sempre ocorrendo e nunca se descarta a possibilidade de que os mesmos parem de ocorrer definitivamente. Como já se sabe, tremores de terra não se consegue prever, nem sua hora nem o local onde os mesmo venham a acontecer", explicou o sismólogo.

Em julho, mais de 100 tremores ocorreram no Sertão Central cearense. Moradores relataram que sentiram a vibração nas paredes da casas, que tiveram a estrutura danificadas com rachaduras.
Tremor de terra ocorrido em julho deixou algumas casas com rachaduras no interior do Ceará — Foto: Almir Gadelha/Sistema Verdes Mares.
O maior abalo sísmico detectado na região ocorreu na noite de 18 de abril, por volta das 23h30. O tremor de magnitude 3,3 foi sentido em diversas localidades dos municípios de Quixeramobim, Madalena e Boa Viagem.

A atividade foi registrada por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operadas pela UFRN, inclusive a estação de Itapé (NBIT), a aproximadamente 1.100 km do epicentro, conforme informações do LabSis.

G1.

Postar um comentário

0 Comentários