não mexer

header ads

ASSISTA: Águas do Jaguaribe já começam a chegar no Açude Orós

Depois de percorrer dezenas de quilômetros, as águas do Rio Jaguaribe já começam a chegar à bacia do açude Orós, o segundo maior do Ceará, na manhã desta quarta-feira, 3. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva filmou e comemorou a chegada da água, passando pela localidade de Barrocas.
Há cerca de dez dias que o rio Jaguaribe apresenta volume elevado de água, oriunda das chuvas na região dos Inhamuns e advindas do Rio Cariús, que recebe água da região do Cariri e deságua no Jaguaribe, em Jucás.

O açude Orós acumula cerca de 5,2%. Desde novembro de 2011 que o reservatório perde volume. Agora com a chegada da água, deve ocorrer uma recarga até o fim desta semana.

Em Jucás, a barragem sobre o Rio Jaguaribe está transbordando para alegria dos moradores, que tomam banho, aproveitam para lavar caros e motos e reabastece o lençol freático. 


Na localidade de Barro Alto, zona rural de Iguatu, o nível da água do Rio Jaguaribe aumentou 1,5 metro e a travessia para as localidades de Serrote do Quixoá, Maurícia e outros sítios é feita de barcos, que levam moradores, frutas, mercadorias, bicicletas e motos.

O movimento é intenso em dois pontos de travessia (Gadelha e Barro Alto) em Iguatu.

Os produtores de banana e de outras fruteiras comemoram a chegada da água. “O inverno para nós está começando agora”, disse o fruticultor, Marcos Lima. “O rio está cheio e os poços que estavam secando agora estão aumentando o seu volume”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Evanilson Saraiva, gravou vídeo sobre a chegada da água à bacia do açude Orós, na localidade de Barrocas, zona rural de Iguatu. Veja:



Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários