não mexer

header ads

Após ganhar prêmio nacional, Memorial Pe. Cícero passará por reforma e modernização

FOTO: Lino Fly. 

O museu da Fundação Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, passará por reforma. A obra será iniciada no próximo dia 22 de abril, através da Secretaria de Cultura e memorial. O recurso de R$ 100 mil a ser investido nas reformas são resultado do prêmio recebido pela Fundação Memorial Padre Cícero através de um projeto submetido ao Edital Modernização de Museus 2019, do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Projeto Piloto Ação Educativa para o Público Romeiro aperfeiçoou o atendimento no local durante as principais romarias que acontecem ao longo do ano, nos períodos de maior fluxo de visitantes na cidade e, consequentemente, no Museu. O memorial foi uma das 28 instituições contempladas, entre 200 concorrentes em todo o Brasil.

Durante o período das obras, após a Semana Santa, as visitações ao museu estarão suspensas. De acordo com a Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Cristina Holanda, o cronograma prevê a entrega do Museu reformado durante a Semana do Município, cuja culminância se dá em 22 de julho, data em que se comemora o aniversário de Juazeiro do Norte.

“Nós reabriremos durante a Semana do Município como um presente para Juazeiro do Norte”, disse. Continuam funcionado no local o auditório, a biblioteca e o setor administrativo. Ela destaca ainda que algumas peças do museu ficarão em exposição no hall do auditório, como os quadros do artista Marcus Jussier e o canhão da Guerra de 1914.

Nova exposiçãoApós a reforma, uma nova exposição de longa duração (termo usado atualmente para o que antes se designava exposição permanente) será aberta ao público. Com curadoria da equipe de historiadores que atuam no Memorial Padre Cícero, sob a coordenação da Presidente da Fundação, Cristina Holanda, o acervo atual será apresentado respeitando diretrizes apontadas pelo Estatuto de Museus (Lei Federal 1.904/2009, regulamentada pelo Decreto Presidencial 8.124/2013).

A expografia leva assinatura da Diretora de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, Lis Cordeiro. “O acervo atual será apresentado no mesmo espaço, mas com um novo mobiliário e iluminação mais apropriados”, destaca Cristina Holanda.

Catálogo ilustradoAlém da nova exposição, o plano de trabalho desenvolvido pela equipe da Fundação Memorial Padre Cícero inclui ainda a elaboração de um catálogo ilustrado do acervo museológico da Fundação, a primeira obra dessa natureza durante os 30 anos de existência da instituição, que deverá ser entregue aos munícipes na reabertura do museu.

Fonte:Gazeta Cariri.

Postar um comentário

0 Comentários