não mexer

header ads

Lavras da Mangabeira tem o maior volume de chuva do dia e chega a 181 mm

A região do Cariri superou a média histórica para o mês de março em 21%. Quando o normal para a época é de 216,3 milímetros (mm), o observado neste mês foi de 263,6 mm. No último balanço de março, os municípios caririenses tiveram os maiores volumes de chuva registrados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 
Crianças do Município de Lavras da Mangabeira, onde registrou 148,6 mm de chuva no final de semana, aproveitaram a água acumulada para brincar. (Foto: (Foto: Marciel Bezerra/Especial para O POVO)
De acordo com os dados coletados nos postos pluviométricos do Estado, o município de Lavras da Mangabeira, distante 422,4 km de Fortaleza, teve a maior precipitação entre as 7 horas de sábado, 30, e o mesmo horário deste domingo, 31, com 181 milímetros de chuva. Lavras é seguido por Cariús, com 147 mm, e Aurora, 136 mm. Todos na região do Cariri.
Outros dois municípios da região registraram precipitações acima de 100 milímetros: Várzea Alegre (135mm) e Granjeiro (105mm).
Em Fortaleza, a precipitação registrada foi pouca, se comparada a registrada nos últimos dias. O posto pluviométrico de Messejana marcou 5,4 mm, já o do Castelão apenas 3,2 mm.
Para este domingo, a expectativa da Funceme é de chuvas em todo o Estado do Ceará. As precipitações devem ocorrer, principalmente, em virtude da presença de um sistema conhecido como Cavado de Altos Níveis (CAN) no Piauí e em Pernambuco, que tem influenciado a formação de nuvens de chuva. A característica desse sistema é a circulação horária das nuvens, que formam um aspecto anelar no céu.
As maiores chuvas do dia:
Lavras da Mangabeira (posto: Iborepi): 181.0 mm
Cariús (posto: Angico): 147.0 mm
Aurora (posto: Santa Vitória ): 136.0 mm
Várzea Alegre (posto: Boa Vista): 135.0 mm
Coreaú (posto: Ubauna): 118.0 mm
Quiterianópolis (posto: Cruz): 114.0 mm
Granjeiro (posto: Novo Grangeiro): 105.0 mm
O Povo.

Postar um comentário

0 Comentários