não mexer

header ads

Ceará tem chuva de até 121,1 mm neste domingo, diz Funceme


Choveu em mais de 100 municípios cearenses das 7h deste sábado (5) até as 7h deste domingo (6), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). No município de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, foi registrada a maior chuva com 121,1. Seguido de Massapê, na Região Norte do Estado, com 118,6 milímetros. Depois aparecem Uruoca e Viçosa do Ceará, que registraram 118 e 107 milímetros, respectivamente.
Previsão para segunda-feira, é de de chuva no Cariri, no Sertão dos Inhamuns, na Ibiapaba e no Litoral. — Foto: Wilson Filho
Foto: Wilson Filho
Amontada teve chuva de 107 milímetros; Acaraú, 99,4; Bela Cruz, 95; Camocim, 80; e Bela Cruz, 75. No Litoral de Fortaleza, área que compreende 14 municípios, os maiores acumulados foram em Itaitinga, com 72 milímetros, e na própria Capital, como 35,8 mm, no posto de Messejana.

As áreas em que as maiores precipitações foram registradas foram aquelas com maior possibilidade de chuvas, isto é, no centro-norte do Estado, conforme já havia indicado a Funceme na previsão do tempo na última sexta (1º) e reforçado sábado.
Tais precipitações estão associadas à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte da região Nordeste, assim como a borda norte do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). Este último, apesar de colaborar para chuvas no centro-norte, não está favorecendo ao sul, devido à posição do seu centro, área que inibe a formação e o crescimento das nuvens.Para este domingo, os meteorologistas do órgão estadual indicam cenário semelhante ao observado ontem: nebulosidade variável com eventos de chuva na faixa litorânea, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité e na região Jaguaribana. Nas demais áreas, há possibilidade de chuvas.

Para a segunda-feira (4), a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todo o Ceará.

Postar um comentário

0 Comentários