Assembleia Legislativa começa novo ciclo com 38 deputados aliados ao Governo Camilo

O Ceará tem um novo mapa político e partidário na Assembleia Legislativa com a posse, nesta sexta-feira, 1º, dos 46 deputados estaduais eleitos em 2018.  O governador Camilo Santana terá o apoio de, pelo menos, 38 deputados estaduais. Como nome de consenso, o deputado estadual Sarto Nogueira (PDT) presidirá a Mesa Diretora do Legislativo Estadual no biênio 2019/2020.

Entre os 46 parlamentares, 14 chegam, pela primeira vez ao Legislativo Estadual, e, nessa lista, estão André Fernandes, do PSL – o mais votado, com 109.742 votos; Queiroz Filho, Fernando Santana, Salmito Filho, Romeu Aldigueri, Guilherme Landim, Érika Amorim, Marcos Sobreira, Vitor Valim, Nezinho Farias, Nelinho de Freitas, Apóstolo Luiz Henrique, Acrísio Sena e Soldado Noélio.
Outros três eleitos – Delegado Cavalcante, Patrícia Aguiar e Nizo Costa, já exerceram mandatos como titulares ou suplentes e farão parte da nova legislatura que começa em 2019 e se estende até 31 de janeiro  de 2023.  
Dos 46 deputados estaduais, 30 foram reeleitos. Alguns dos novos deputados estaduais conquistaram o mandato, mas chegam à Assembleia Legislativa com o projeto de concorrer, em 2020, a prefeituras de cidades do Interior do Estado e da Grande Fortaleza
Há outro registro: entre os 46 deputados estaduais, apenas seis mulheres (Fernanda Pessoa, Patrícia Aguiar, Erika Amorim, Dra. Silvana, Aderlânia Noronha e Augusta Brito). Do bloco das parlamentares, apenas uma – Fernanda Pessoa, integra a oposição ao Governo do Estado.
O atual presidente da Mesa Diretora, Zezinho Albuquerque (PDT), é o único entre os deputados estaduais a assumir uma secretaria de Governo – comandará a Secretaria de Cidades do Estado. Com a saída do pedetista, o suplente Lucílvio Girão (PP), que não foi reeleito em 2028, assume o mandato.
Lista dos 46 deputados estaduais:
André Fernandes – PSL
Queiroz Filho – PDT
Sérgio Aguiar – PDT
Fernando Santana – PT
Salmito – PDT
Romeu Aldigueri – PDT
Érika Amorim – PSD
Moises Braz – PT
Evandro Leitão – PDT
Guilherme Landim – PDT
Dr. Bruno Gonçalves – Patri
Danniel Oliveira – MDB
Zezinho Albuquerque – PDT
Renato Roseno – Psol
Dr. Sarto – PDT
Elmano Freitas – PT
Augusta Brito – PCdoB
Marcos Sobreira – PDT
Aderlania Noronha – SD
Leonardo Araújo – MDB
Vitor Valim – PROS
Agenor Neto – MDB
Dra. Silvana – PR
Patrícia Aguiar – PSD
Fernanda Pessoa – PSDB
João Jaime – DEM
Heitor Ferrer – SD
Osmar Baquit – PDT
Tin Gomes – PDT
Jeová Mota – PDT
Nezinho Farias – PDT
Antonio Granja – PDT
Fernando Hugo – PP
Audic Mota – PSB
Bruno Pedrosa – PP
Leonardo Pinheiro – PP
David Durand – PRB
Nelinho – PSDB
Dr. Carlos Felipe – PCdoB
Walter Cavalcante – MDB
Apóstolo Luiz Henrique – Patri
Acrisio Sena – PT
Delegado Cavalcante – PSL
Julinho – PPS
Nizo – Patri
Soldado Noélio – Pros
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: