não mexer

header ads

Previsão para a última semana do mês de outubro é de céu claro em todas as regiões do Ceará

A previsão para a última semana do mês de outubro é de céu claro em todas as regiões do Ceará. A previsão do tempo é realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com análise de imagens de satélite, a previsão para terça-feira é que há possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea. Para quarta-feira (24), o céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões. Para quinta-feira (25), céu entre parcialmente nublado e claro em todas as regiões.

Os meteorologistas da Funceme observam a atuação de um sistema frontal no sul do Nordeste, mas ele deve perder força nos próximos dias.

Fim de semana foi de tempo seco
Como era previsto, neste fim de semana o tempo foi seco, o que é típico deste período no Ceará. Entre este domingo (21) e segunda-feira (22), o Calendário de Chuvas apontou registros de chuvas leves: Brejo Santo (7,5 mm), Jati (6 mm), Iracema (5 mm) e Crato (1 mm). Em Jaguaribe, por exemplo, a taxa da umidade relativa mínima do ar atingiu os 16%, que é considerado nível de alerta. Já em Sobral, os termômetros chegaram a marcar 38°C.

Conforme a imagem do satélite GOES-16, canal Visível das 7h45min local, há poucas nuvens sobre o Ceará. No sul do Nordeste brasileiro, observam-se nuvens que estão associadas à formação de áreas de instabilidade por causa da proximidade de um sistema frontal. O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) oscila entre 8° Norte e 11° Norte.

A Zona de Convergência Intertropical é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Postar um comentário

0 Comentários