não mexer

header ads

Adapi alerta sobre risco do Piauí ser infectado pela peste suína

A Agência de Desenvolvimento Agrário do Piauí (Adapi) afirmou nesta segunda-feira (15) que está em alerta por conta do aparecimento de um foco da peste suína no Ceará. Segundo o órgão, todas as ações estão voltadas para impedir que o vírus chegue às criações do estado. 

 A orientação é que os criadores comuniquem sobre qualquer caso de mortalidade de animais, com paralisias de membros ou hemorragia, especialmente em suínos jovens. O alerta foi feito pelo gerente de Defesa Animal da Adapi, José Idílio, em entrevista ao Jornal do Piauí.



O Ministério da Agricultura confirmou, na última segunda (8), que um foco do vírus foi encontrado em uma propriedade rural do Ceará. Uma notificação do Ministério sobre o caso deve chegar em breve à Adapi, mas José Idílio comunicou que mesmo antes disso, todas as recomendações para os criadores já estão sendo feitas. 

“É importante frisar que o estado do Ceará, que é vizinho nosso, foi detectado e confirmado pelo laboratório nacional agropecuário de Minas Gerais um foco de peste suína. Quanto a ele, já estão sendo tomadas todas as medidas necessárias, conforme determina o Ministério da Agricultura e Plano de Contingência para a peste suína e esperamos que esse vírus não chegue ao Piauí”.

O gerente complementou: “Alertamos aos produtores do Piauí que nos comuniquem imediatamente todo e qualquer mortalidade de animais, principalmente suínos jovens, animais com paralisias de membros, animais caídos ou com hemorragias, que comunique a Adapi para que possamos realizar investigação epidemiológica, coletar material e encaminhar para o laboratório para conseguir um diagnóstico preciso”. 

Sobre a peste suína 

O presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Piauí, Anísio Neto, explicou no Jornal do Piauí, que está havendo essa preocupação de se fazer uma vigilância no rebanho suíno no estado.

A peste suína, conforme informou Anísio Neto, é uma doença viral (RNAvírus) de alta morbidade e mortalidade, que se propaga com muita rapidez. Não é uma doença infecto contagiosa, mas que pode gerar um impacto econômico negativo muito grande às criações de suínos.

“Porque resulta em diminuição de importações, redução de consumo, rebanho, enfim, impacta diretamente no setor agropecuário que é um setor que vem trazendo divisas para o estado”, afirmou o presidente. 

Anísio Neto observou que o risco da peste suína chegar ao Piauí remete a preocupação de necessidade de fortalecimento das agencias de defesa agropecuária e do Ministério da Agricultura. 

“A nossa classe politica precisa estar atenta a importância das medidas preventivas, profiláticas, que vem através de uma agência de defesa forte. Precisamos estar atentos a vigilância da entrada do 
rebanho, das barreiras, tanto das fixas quanto das móveis e é preciso dar a condições necessárias para que os fiscais agropecuários possam desempenhar o seu papel a contento”.

Fonte: Cidade Verde 

Postar um comentário

0 Comentários