não mexer

header ads

Ciro diz que criará programa para socorrer estados mais endividados

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, participou de um ato de campanha na manhã desta segunda-feira (10) em Mauá, na região metropolitana de São Paulo.

Ciro fez uma caminhada ao lado de correligionários e eleitores pelas ruas do centro da cidade. Mauá é um dos maiores polos industriais e petroquímicos do país.

O candidato falou com a imprensa sobre uma proposta para socorrer estados endividados. Ciro chamou a ideia de "swap do endividamento".

O termo swap geralmente é usado no mercado financeiro em operações com dólar, o chamado "swap cambial". Um exemplo é quando o Banco Central oferece um contrato de venda de dólares, com data de encerramento definida, mas não entrega a moeda norte-americana.

No vencimento desses contratos, o investidor se compromete a pagar uma taxa de juros sobre o valor dos papéis e recebe do BC a variação do dólar no mesmo período. A tática é usada pelo BC para conter o preço da moeda norte-americana.

Ciro disse que, se eleito, vai começar a aplicar a proposta por três estados, na opinião dele os de endividamento mais crítico: Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

"O Brasil precisa redesenhar o pacto federativo. Do jeito que as coisas estão hoje, 17 dos 27 estados brasileiros estão quebrados. Tenho uma proposta de reestruturar isso a começar pelo Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que são os 3 estados em situação mais crítica. Tenho propostas concretas para isso. Chama-se swap do endividamento. Reestruturação do passivo privado previdenciário e indenização do calote que a União fez nos grandes estados", afirmou o candidato.

Postar um comentário

0 Comentários