não mexer

header ads

A Capital da Mandioca no Ceará, Salitre, faz a maior festa neste dia 21 de setembro

Salitre promoverá nesta sexta-feira (21/09) o Mandioc-Fest, o evento que está na sua terceira edição esse ano começará com uma sessão solene na Câmara de Vereadores onde o presidente daquele poder legislativo Ronaldo Pereira (PSB) homenageará 8 Jornalistas com o Diploma de Honra ao Mérito, ao final da sessão solene e no mesmo espaço da Câmara, a Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI, homenageará 8 personalidades com o Título de Sócio Honorário.

Após esse momento na Câmara de Vereadores, será apresentado de forma oficial o título de Capital Cearense da Mandioca a imprensa, projeto de Lei de autoria do deputado estadual Agenor Ribeiro e sancionado pelo governador Camilo Santana transformando-se na Lei nº 16.571, no último dia 11 de junho.

Em seguida acontecerá um almoço ofertado pelo Prefeito Rondilson (PT) e vice Maninho (PSD) aos Jornalistas e veículos de comunicação presentes ao evento.

As 14:30min será realizado um grande seminário em tenda montada na Praça Mãe Rainha, feira de agricultores familiares com produtos derivado da mandioca, competições, escolha da rainha da mandioca.

O evento tem atraído muitos produtores rurais dos estados do Pernambuco e Piauí, expositores e empresários que potencializam a produção do tubérculo na região e Estados vizinhos.

A expectativa segundo a Secretaria de Agricultura é que o evento esse ano reúna mais de 7 mil pessoas.

Na Praça Mãe Rainha onde também acontecerá a feira com agricultores familiares, serão expostos produtos oriundos da mandioca, como bolo de puba, tapioca, filhós. Além disso, uma competição que premiará a maior raiz de mandioca e também seus derivados.

Já a noite, a partir das 22:00h, uma grande festa tomará conta da Praça da Prefeitura animada por grandes nomes como Toca do Vale, Lucas Barão, Lance Love, Raphael Alencar e Grupo D10.

Como o maior produtor de mandioca do Ceará, Salitre possui mais de 120 casas de farinha mecanizadas e cerca de 85% do tubérculo é produzido pela agricultura familiar.

Mais de 70 mil sacas de farinha são fabricadas por mês no município, além da fécula (goma) que é muito comercializada.

No ano passado o Mandioc-Fest foi realizado na localidade de Serra dos Nogueiras e reuniu cerca de 4 mil pessoas, porém, a organização do evento com o título de Capital da Mandioca, teve de migrar para a sede da cidade por lá encontrar-se espaço suficiente para acolher as milhares de pessoas vindas de todas as regiões do Ceará e Estados vizinhos.

Uma caravana de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros de Fortaleza e região metropolitana já confirmaram presença no evento, entidades como a Associação Cearense de Imprensa, Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, Rede A Notícia do Ceará, Associação Cearense de Jornalistas do Interior, Rede União de Rádio e Televisão, TV Verdes Mares, TV Verde Vale Cariri, são algumas que já confirmaram presença no evento.

Fonte: Ferreira Junior.

Postar um comentário

0 Comentários