não mexer

header ads

Greve dos caminhoneiros faz Lula disparar nas pesquisas

Conforme o Blog da Cidadania antecipou domingo, pesquisas feitas durante a greve dos caminhoneiros já registram disparada das intenções de voto em Lula, que alcançou 39% dos votos contra 30% da soma dos adversários. A mais recente pesquisa, divulgada nesta 2a, pegou apenas parcialmente a greve dos caminhoneiros, responsável pela disparada do ex-presidente

No último domingo, o Blog da Cidadania publicou matéria dando conta de que institutos de pesquisa mostrariam uma forte arrancada das intenções de voto no ex-presidente Lula.

O diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, chama a atenção para o fraco desempenho dos candidatos ligados Michel Temer (MDB-SP). Nesse aspecto, chama atenção o desempenho do ex-governador Geraldo Alckmin, que pontuou míseros 3%!!

Como se vê no gráfico, o segundo colocado, com praticamente um terço das intenções de voto de Lula, está o deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 12%; seguido de Marina Silva (Rede), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 4%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 3% e Álvaro Dias (Podemos), com 2%.


No voto por região, Lula tem seu melhor desempenho no Nordeste, alcançando incríveis 56%, enquanto que seu pior desempenho se dá na região Sul, com 31%. Já o deputado Jair Bolsonaro alcança seu pior desempenho no Nordeste, com 7%, e tem seu melhor desempenho no Sul, com 18%.


No voto espontâneo o resultado é ainda mais devastador. Enquanto 34% citam Lula como seu candidato, apenas 26% citam outros candidatos. Bolsonaro é o segundo colocado com apenas 10% das citações.


As simulações de segundo turno são impressionantes. Os adversários de Lula estão praticamente mortos.

Marina Silva perde de Lula por 45% a 14%



Bolsonaro perde de Lula por 47% a 16%


Alckmin tem o pior resultado contra Lula, 47% a 11%


O que parece ter feito cair a ficha de grande parte do eleitorado ao se voltar dessa forma para Lula é a greve dos caminhoneiros e o caos que se produziu no país, impensável até há alguns anos atrás.


Mesmo no segundo governo Dilma, com todos os problemas que havia, ninguém poderia supor que chegaríamos aonde chegamos.

Claro que a mídia e a direita tentam culpar Dilma, Lula e o PT pelo caos que estamos vendo, mas não cola. O portal IG divulgou matéria mostrando que o âncora do programa da Globo Bom Dia Brasil, Alexandre Garcia, foi “detonado” na internet por tentar culpar Dilma e Lula pela greve dos caminhoneiros.

Também, a argumentação foi inacreditável; ele disse que Lula permitiu que muita gente comprasse caminhões no governo Lula e por isso o frete não compensa mais, não pelos aumentos abusivos no preço do óleo diesel.

Seja como for, do jeito que a coisa vai, impedir a candidatura Lula pode esvaziar de tal forma o processo eleitoral no Brasil que o próximo presidente, eleito sem a participação do ex-presidente ou de um candidato indicado por ele, já começará a governar com uma rejeição nas nuvens e com o Congresso contra si.

Cairia em pouco tempo…

Postar um comentário

0 Comentários