não mexer

header ads

Barbalha,CE: Fé, cultura e tradição na maior Festa de Santo Antônio do mundo

Barbalha já respira ares de festa. Igrejas, residências, ruas e avenidas estão decoradas só aguardando os dias em que a cidade, anualmente, celebra seu Padroeiro, Santo Antônio. Com missa solene na Matriz, os festejos serão abertos, oficialmente, no próximo dia 27, às 8 horas. Em seguida, o folclore toma conta da cidade, com apresentações de maneiro pau, penitentes, reisados e bandas cabaçais, dentre outras manifestações culturais. O ponto culminante é o Cortejo do Pau da Bandeira, no final da tarde, que reúne milhares de pessoas em um dos momentos mais esperados do evento. Todo o Centro Histórico estará cercado por tapumes e, nas entradas, haverá revista, para garantir comodidade e segurança aos barbalhenses e visitantes.

Antes da celebração eucarística, cerca de 600 cavaleiros desfilarão pelas ruas do Centro, saindo do Estádio Inaldão à Igreja do Rosário, na II Cavalgada Santo Antônio. A partir das 15 horas, também no domingo, 27, o público poderá se divertir, gratuitamente, em três pontos da cidade – Praça da Estação (Palco Mestre Tico Neves), Largo do Rosário (Palco Carregador Careca) e no Marco Zero (Palco Capitão Zé Veloso), onde 12 atrações estarão se apresentando, como Dorgival Dantas, Chambinho do Acordeon e Samyra Show. Para encerrar o Dia do Pau da Bandeira, haverá festa no Parque da Cidade, a partir das 22 horas, com Elite Forrozeira, Gabriel Diniz, Solange Almeida e Jonas Esticado.

A programação, entretanto, já começa no dia 25 de maio, com a Rodada de Negócios, envolvendo artesanato e turismo, numa parceria com o Sebrae. No primeiro segmento, 80 expositores colocarão seus produtos artesanais para comercialização, numa expectativa de vendas em torno de R$ 2 milhões. No segundo, oito agências operadoras visitarão roteiros caririenses e negociarão com 25 empresas do trade turístico. A Rodada de Negócios acontecerá também no dia 26, no Engenho Tupinambá, nas imediações da CE 293 em direção a Arajara. Nos dois dias, das 8 às 18, o horário é reservado exclusivamente aos negócios; das 18 às 22 horas, o espaço é aberto ao público.

NOITE DAS SOLTEIRONAS – A tradicional Noite das Solteironas acontecerá no dia 26 de maio, a partir das 20 horas, na Praça Engenheiro Dória (Praça da Estação). A atração principal é uma barraca com produtos que, segundo a solteirona oficial da festa, Socorro Luna, ajudam as interessadas a arranjarem casamento – pedacinhos de Paus da Bandeira de anos anteriores; imagens de Santo Antônio, o casamenteiro; e simpatias diversas para se chegar ao altar. A novidade este ano é a realização, no local, do casamento civil das 15 noivas de Santo Antônio, cuja cerimônia religiosa acontecerá no dia 3 de junho. Fechando a noite, no Parque da Cidade, shows com Forró Tapera, Fábio Carneirinho, Waldonys e Lagosta Bronzeada.

Até a abertura da festa, estaremos divulgando outras atrações, como quermesses, leilões, shows com artistas locais, regionais e nacionais, bem como apresentações culturais que enriquecem os festejos de Santo Antônio, em Barbalha.

Fonte: ASCOM - PM BARBALHA

Postar um comentário

0 Comentários