não mexer

header ads

Potengi recebe doses da vacina contra a gripe H1N1, início da vacinação começa nesta terça (24)

Potengi recebe doses da vacina nesta sexta-feira (20) - Secretária de Potengi, Clara Sayonara (Foto: Valéria.).
O Governo municipal de Potengi através da Secretaria de Saúde recebeu nesta sexta (20) as doses das vacinas contra a gripe. Segundo informações da secretária, Clara Sayonara, a campanha se inicia no município na próxima terça-feira (24) na parte da manhã, Sayonara concedeu entrevista para a emissora Rádio Zumbi Dos Palmares FM "Jornal da Tarde e rede de rádios parceiras, a secretária falou da importância da população em ficar atenta aos sintomas da doença, ressaltando que não existe nenhum caso de doença em nossa região. 

O Ceará tem oito casos confirmados de influenza em 2018, até o dia 14 de abril. São sete casos confirmados de influenza A H1N1 e um de influenza B. Três casos evoluíram para óbito, todos de influenza A H1N1.
O vírus influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório. Uma pessoa pode contraí-la várias vezes ao longo da vida e, em geral, tem evolução autolimitada. Porém, em alguns casos, pode evoluir para uma forma grave. Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar.
São considerados condições e fatores de risco para a forma grave da doença mulheres grávidas em qualquer idade gestacional, puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto ou perda fetal); idosos a partir de 60 anos, crianças menores de dois anos, população indígena aldeada, menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico, pessoas com pneumopatias (incluindo asma), cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme), imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids e obesidade.
Além dos cuidados individuais para evitar a síndrome gripal, a vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. 

Clique abaixo para ouvir a entrevista com a secretária do município Clara Sayonara /Por: Ivanildo Souza.

Postar um comentário

0 Comentários