não mexer

header ads

Fotógrafo lança novo olhar sobre pessoas com deficiência

(Foto: Marcelo Martins)
Dados do IBGE revelam que 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. O levantamento foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e feito em parceria com o Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com o IBGE (2010), na Região de Picos o número de pessoas com algum tipo de deficiência chega a 24.000.

Entre outros aspectos, o assunto por muitas vezes é tratado como tabu, em meio a uma sociedade que está sempre à procura do tal “corpo perfeito”

Sobre esse assunto, conversei com Marcelo Martins, fotógrafo, designer e deficiente físico que há 2 anos desenvolve um projeto fotográfico voltado para pessoas com deficiência.

Esse projeto, acima de tudo, busca levantar a autoestima da pessoa com deficiência através da arte e do autoconhecimento.

Marcelo comenta que no início do projeto sabia que as críticas viriam, mas ele estava firme na proposta de proporcionar essa experiência única e marcante.

“Quando se pensa em deficiência não vem à cabeça a palavra feminilidade, esse trabalho veio para mostrar que toda mulher tendo deficiência ou não tem seu brilho e beleza particular e que ele conduz os trabalhos, sempre com muito profissionalismo e respeito”, relata Marcelo.

Marcelo acredita que a principal mensagem que ele passa com esse projeto, é que apesar de qualquer problema, todos podem ser e sentir-se sensual e que tabus existem para serem quebrados.


“Esse trabalho evidencia que as pessoas com deficiência não precisam se esconder em casa. Elas têm que viver da melhor forma possível independente das limitações”, frisou.

Entre as diversas histórias de ensaios realizados por Marcelo Martins ele destacou a de Haliton e Jaci, ambos foram convidados por ele para a realização de uma sessão fotográfica, antes só se conheciam pelas redes sociais.

Logo depois do ensaio iniciaram um namoro e em dezembro passado selaram o matrimônio. Os dois São Cadeirantes, ela tem ataxia e ele paraplégico em decorrência de acidente de moto.


Marcelo comenta que sua proposta é de fazer 2 ensaios mensais gratuitos, hoje ele conta com a ajuda de Bárbara Fraga (Maquiadora) parceira desde o início do projeto disse ainda que a procura é cada vez maior em São Paulo e também de outros estados, no entanto, a falta de apoio é um empecilho para conseguir ir mais longe.


Marcelo Martins. (Foto: Arquivo pessoal)

Postar um comentário

0 Comentários