não mexer

header ads

Citado na Lava Jato, presidente do STJ vai pedir licença


Após ser mencionado na Operação Lava Jato, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, deve tirar licença a partir de 1º de setembro. A ministra Laurita Vaz deve assumir o cargo, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo.

O ministro deve ficar afastado até 20 de novembro, sob a justificativa de que deixou de tirar férias durante recessos do Judiciário que ocorreram durante sua gestão, em que ele estava despachando assuntos urgentes.

A licença ainda precisa ser aprovada pelo conselho administrativo do tribunal. A assessoria do STJ confirma que quatro ex-presidentes já adotaram o mesmo procedimento antes dele.

Delação

Em delação premiada, o ex-senador Delcídio do Amaram afirma que Falcão fez acordos para que um novo ministro fosse indicado ao tribunal, em troca de que controle sobre a maioria do colegiado que julga investigados da Lava Jato.

Segundo Delcídio, o indicado em questão era Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, chancelado pela presidente afastada Dilma Rousseff e pelo ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

A Procuradoria-Geral da República solicitou ao STF investigação da acusação do delator por possível tentativa de obstrução de Justiça. Os envolvidos no suposto esquema, inclusive Falcão, negam as alegações.

Postar um comentário

0 Comentários