não mexer

header ads

Saiba aqui o que muda no calendário eleitoral 2016

Em 2 de outubro, brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Neste ano, o calendário eleitoral tem mudanças em relação a eleições passadas. Uma delas é a redução no tempo de campanha: começa em 16 de agosto e terá 45 dias e não mais 90. A propaganda no rádio e na TV também diminuiu de 45 para 35 dias, e começa em 26 de agosto.

Quem quiser concorrer em 2016, deve se filiar até o dia 2 de abril, seis meses antes da data da eleição. Em anos anteriores, a exigência era estar filiado um ano antes do pleito. As convenções para a escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações devem ser feitas de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. O prazo antigo estipulava que as convenções partidárias deveriam acontecer de 10 a 30 de junho do ano da eleição.

O prazo para desincompatibilização varia de acordo com o cargo pretendido. Secretários municipais que desejam concorrer a vereador, por exemplo, devem deixar seus cargos seis meses antes da eleição. Prefeitos, vices e vereadores que disputam a reeleição não precisam deixar seus cargos.

Os eleitores que quiserem fazer ou transferir o título e alterar a seção eleitoral devem encaminhar a solicitação até o dia 4 de maio. 

Em caso de segundo turno, a eleição ocorre no dia 30 de outubro. 

Postar um comentário

0 Comentários