não mexer

header ads

Morre Antonieta Noronha, a dama do teatro do CE

Morreu nesta segunda-feira (14), aos 79 anos, a atriz cearense Antonieta Noronha. Nascida em 8 de agosto de 1936, e considerada a Dama do Teatro Cearense, Antonieta iniciou sua carreira em 1964, ao concluir o curso de Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Natural de Sobral, começou sua vida profissional participando do Programa de Calouros, da Ceará Rádio Clube, e A Voz de Reconhecida por sua dedicação ao teatro cearense, a atriz participou de grupos pioneiros no estado, como a Comédia Cearense e o Teatro Novo. Antonieta Noronha teve também diversas participações no cinema, onde atuou em filmes como “Dora Doralina”, “Deixe-me Ficar”, “O Amor não acaba às 13h30min”, “Tempo de Ira”, além do premiadíssimo “Central do Brasil”, ao lado da atriz Fernanda Montenegro. Foi também uma das precursoras da televisão cearense, onde atuou na extinta TV Ceará, no programa “Dois na Berlinda”.
Acumulou, em sua trajetória, vários prêmios por sua atuação no teatro, cinema e televisão. Mais recentemente, já em 2015, por ocasião dos seus 50 anos de vida artística, foi reverenciada pelos colegas de trabalho e espaços culturais da cidade, como o Dragão do Mar e o Cineteatro São Luiz, que reexibiram filmes com sua atuação ou novas montagens de peças já estreladas pela atriz.
O prefeito de Fortaleza,  Roberto Claudio, divulgou nota oficial em que lamenta  o falecimento da atriz Antonieta Noronha. “Servidora da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Antonieta Noronha não só emprestou seu talento, como seu engenho e arte às nossas manifestações culturais no campo do teatro [...]. Olhando sua trajetória, cada um de nós passa a acreditar ainda mais no sonho que anima espírito e corpo em defesa de uma arte, de uma vida dedicada à cultura”, afirmou o prefeito.
(Transcrito do G1-CE).

Postar um comentário

0 Comentários