não mexer

header ads

Atividade existente há anos em Potengi ganha inovação na fabricação de facas


Os ferreiros de Potengi ganharam destaque em Fortaleza após curso de cutelaria realizado no município através do SEBRAE. A iniciativa teve o apoio da Prefeitura Municipal de Potengi, governo municipal, prefeita Alizandra Gomes.
(Foto: Reprodução)
Os 10 ferreiros inscritos no curso prático tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos de cutelaria com Roger Glasser, membro da American Bladesmith Society, mestre pela Corporazione Italiana Coltellinai e presidente da International Bladesmith Order. De acordo com ele, “o curso buscou ao máximo trazer informações, inovações e tecnologias em coisas que os ferreiros pudessem melhorar no trabalho que eles já fazem”. 
Com a capacitação, os participantes conheceram desde a história da cutelaria no Brasil e no mundo, até os assuntos mais específicos da atividade, como anatomia das facas, características das lâminas e procedimentos para realizar um bom acabamento dos produtos. A capacitação despertou ainda o interesse na agregação de valor das facas atualmente produzidas, além de proporcionar o conhecimento de novos formatos e utilidades.

A iniciativa do Sebrae/CE tem o intuito de fortalecer o mercado artesanal local, ampliando a gama de produtos fabricados no município. Além disso, há o objetivo de fomentar na região a formação de um polo turístico, cultural, econômico e artístico por meio da cutelaria.
De acordo com a articuladora do Sebrae na região do Cariri, Tânia Porto, atualmente, o município de Potengi conta com cerca de 32 oficinas que empregam aproximadamente 130 pessoas na atividade, mas a tecnologia utilizada na produção ainda é artesanal. "Nossa ideia era ajudar estes empreendedores a ganharem mais competitividade, por meio da melhoria do padrão de qualidade das peças produzidas, já comercializadas em todas as regiões do país". 

“Estamos muito felizes em ver um dos maiores símbolos culturais de nosso município ganhar o mundo através de uma inovação que podemos ofertar através da parceria riquíssima que estamos realizando junto ao SEBRAE, nos orgulha bastante ver nossos ferreiros, agora também cuteleiros em uma das maiores feiras da America Latina levando o nome de Potengi para o mundo.” Disse a prefeita Alizandra.


Segundo ela, o próximo passo é a elaboração de um plano de trabalho, envolvendo Sebrae, Prefeitura Municipal de Potengi e os ferreiros locais, visando programar ações de fortalecimento do segmento tais como melhorias da gestão do negócio, acesso a novos mercados com a inserção dos produtos em açougues, restaurantes, hotéis e lojas de artesanato e estruturação de um Núcleo de Cutelaria no município, visando o fortalecimento do segmento, bem como a formação e aprimoramento de novos cuteleiros.
Colaborou: DN.

Postar um comentário

0 Comentários