não mexer

header ads

Chuva de meteoros com rastros do cometa Halley iluminará o céu neste final de semana


Uma chuva de meteoros iluminará aTerra na madrugada de sábado para domingo. O planeta cruzará o rastro de pequenas partículas, compostas basicamente de gelo e poeira, deixadas pelo cometa Halley em sua última passagem pelo Sistema Solar, em 1986, e diversos feixes de luz surgirão no céu. O fenômeno anual já ocorre mais ou menos desde 19 de abril e deve persistir até 20 de maio, mas, neste fim de semana atinge seu ápice. Ele será visível na linha do horizonte por volta das 2h30min de domingo, mas o melhor horário para observá-lo é das 3h até o amanhecer. 

Chamada do Eta Aquarídeos, seu nome indica aos astrônomos a "origem" dos meteoros que cruzam a atmosfera do planeta. A denominação Eta é antiga, mas ainda é utilizada para determinar a sequência das estrelas mais brilhantes. "Por uma questão de perspectiva, toda chuva de meteoro parece vir da direção de uma constelação. Essa chuva de meteoro, por exemplo, aparenta vir da constelação de Aquário e por isso recebe esse nome", explica o professor do departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo Roberto da Costa.

São esperados entre 30 e 40 meteoros por hora neste final de semana. A lua, em sua fase nova, é marcada por pouca luminosidade, ajuda na visibilidade. Eta Aquarídeos é um fenômeno com mais capacidade de ser visto no hemisfério Sul, enquanto outras chuvas de meteoro são mais populares no equivalente do Norte.

Postar um comentário

0 Comentários