Ceará ainda tem mais dois feriados em março; um deles é prolongado



Dia de São José e Data Magna se apresentam nesse mês como mais duas oportunidades de celebrar datas importantes, descansar, viajar e/ou festejar

07/03/2019 - Foto: Camila Lima

O glitter, a goma e o álcool mal saíram do corpo, após os dias de folia do Carnaval, e muita gente já se pergunta quando é o próximo feriado para descansar, viajar e/ou festejar. Para os cearenses, o mês de março ainda conta com dois feriados: Dia de São José (19) e Data Magna (25), ambos estaduais.

Religião

Em 1621, o Papa Gregório XV declarou o dia 19 de março como data comemorativa em alusão a São José, o pai terreno de Jesus Cristo. José é um dos santos mais adorados por católicos ao redor do mundo. No Ceará, a data é feriado porque o santo é padroeiro do estado.

As primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, através do município de Aquiraz, traziam a imagem de São José do Ribamar, escolhido para ser o protetor do município, e posteriormente, eleito o padroeiro. Em 2019, a data cai em uma terça-feira, e aparece como oportunidade para fiéis celebrarem a fé e espiritualidade, mas também aos mais céticos como um dia de folga.

Fim da escravidão

Já aqueles que desejam um feriado prolongado, unido ao fim de semana, devem se programar para a Data Magna, dia que simboliza o fim da escravidão no Ceará — considerado vanguardista, após consagrar-se como a primeira federação a abolir a prática no Brasil, em 1884 (quatro anos antes da decisão nacional), sendo Redenção o primeiro município abolicionista.

Comemorado no dia 25, o feriado será em uma segunda-feira, em 2019. A data comemorativa foi instituída pelo deputado Lula Morais, sendo aprovada pela Câmara em 1º de dezembro de 2011, e publicada no Diário Oficial do Estado do Ceará cinco dias depois.

CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: