não mexer

header ads

Romaria encerrada com balanço positivo de ações

A Romaria em louvor à Nossa Senhora das Candeias foi encerrada último sábado, 02 de fevereiro, em Juazeiro do Norte. A Procissão contou com cerca de 40 mil pessoas. O Prefeito Arnon Bezerra, em mais um ano, acompanhou todo o cortejo. Seguindo a tradição, ele percorreu todas as ruas e com um candeeiro aceso, prestou louvores à santa. O Prefeito esteve acompanhado do Deputado Federal recém-empossado, Pedro Bezerra, secretários municipais, vereadores e assessores.

O Chefe do Executivo destacou a importância do fortalecimento das ações da municipalidade a cada ano, no intuito de melhor atender aos romeiros. Para isso, tem determinado o trabalho integrado das secretarias municipais, possibilitando mais organização e melhor infraestrutura de serviços.

A festa teve uma missa de encerramento, no lago do Socorro, celebrada pelo bispo Diocesano, dom Gilberto Pastana, com a presença de padres das diversas paróquias de Juazeiro do Norte. Na ocasião, o Padre Cícero José, da Basílica de Nossa Senhora das Dores, destacou o trabalho de atendimento desenvolvido pela administração durante o período de romaria na cidade.

Foram cinco dias de programação dedicada aos romeiros que visitam Juazeiro do Norte. Para recepcionar esses visitantes, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, sob coordenação da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) desenvolveu uma série de ações integradas com outras Secretarias Municipais, com o objetivo de oferecer conforto e bem-estar aos quase 300 mil romeiros que visitaram a cidade.

Turismo e Romaria
A Setur montou uma tenda no Centro de Apoio aos Romeiros, onde foram concentradas diversas equipes dessas secretarias. No local foi feito o atendimento direto ao romeiro com informações, orientações sobre roteiros e pontos turísticos. No local ainda foram oferecidas palestras educativas para motoristas, através de uma parceria entre Setur e Sest/Senat e serviços como acupuntura e massagens relaxantes.

Para o Secretário de Turismo e Romaria, Junior Feitosa, Juazeiro do Norte confirma mais uma vez sua vocação para o Turismo Religioso. Ele destaca a atuação imprescindível da Prefeitura Municipal e a parceria com a Igreja no acolhimento dos Romeiros. “As romarias são fundamentais para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte e nossa atuação direcionada para o acolhimento do romeiro e a organização da cidade nesse período demonstra esse potencial”, destaca o Secretário.

Trabalho social
Equipes de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti) e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram instituídas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) para atuarem na Romaria de Candeias no sentido de coibir a exploração de crianças e adolescentes.

Saúde
A Secretaria de Saúde esteve  com os setores da Atenção Primária, Vigilância à Saúde, Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Imunização, Vigilância Sanitária, Mobilização Social, Núcleo de Controle de Endemias e Centro de Controle de Zoonoses realizaram diversas atividades neste período como atendimentos médicos e ações educativas em locais de maior movimentação: Centro Paroquial de Assistência ao Romeiro, ao lado da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores; Igreja do Socorro; Igreja dos Salesianos; Igreja dos Franciscanos e Horto.

Segurança
A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania atuou na organização do trânsito através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), como também na segurança preventiva em espaços públicos de grande circulação de Romeiros.

Meio ambiente
Já a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços destinou equipe que atuou de forma intensiva na limpeza das ruas, praças e outros equipamentos públicos. Além disso, atuou no ordenamento do comércio informal e fiscalização.

Fotos: Lino Fly -Informações da Assessoria de Comunicação.

Postar um comentário

0 Comentários