não mexer

header ads

Chuvas da pré-Estação no CE ficam 55,4% acima da média, diz Funceme



Com o fim de janeiro, encerra-se o período chamado e Pré-Estação, que teve início em dezembro. Neste período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas ficaram 55,4% acima da média, com observado de 202,5 milímetros. O normal para o bimestre é de 130,3 mm.

"Os sistemas que atuam na Pré-Estação, como Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e o Cavado de Altos Níveis (CAN), estiveram mais presentes. Além disso, houve contribuição da ZCIT, que chegou a aproximar-se do Ceará em determinadas situações", explica o meteorologista Raul Fritz.

As macrorregiões com maiores desvios positivos durante o período de dois meses foram os litorais do Pecém e de Fortaleza com, respectivamente, 115,5% e 98,3%.

A Estação Chuvosa do Ceará de 2019 começou na sexta-feira (1º) com precipitações em todas as macrorregiões do Estado. Balanço da Funceme indicou registros em 100 dos 184 municípios

A previsão para esta segunda (4) e terça-feira (5) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.

Fonte: G1 Ceará

Postar um comentário

0 Comentários