não mexer

header ads

TRE fará retotalização de votos e pode alterar composição da Assembleia

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) pode ter mudança na composição para 2019. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizará retotalização dos votos neste dia 14, às 9h30min, em virtude da decisão do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) que validou 6.598 votos da candidata a deputada estadual Lia Gomes (PDT).
A comissão de análise será presidida pelo desembargador Haroldo Correia e composta pelos juízes do TRE-CE Alcides Saldanha Lima e Francisco Eduardo Torquato Scorsafava. O órgão informou que apenas o sistema oficial do TSE é capaz de calcular e apresentar os resultados, que podem ou não alterar as vagas.

Diferente da disputa pelos cargos de presidente, governador e senador, as eleições para deputado estadual são proporcionais. Os votos válidos são divididos pelo número de vagas existentes na casa.

A AL-CE é formada por 46 cadeiras. O quociente eleitoral foi de 99.375. Isso significa que esse foi valor mínimo que um partido ou coligação teve de alcançar para eleger um candidato.

O nome de dois deputados eleitos foram ventilados como possíveis prejudicados pela decisão do TSE. O vereador de Fortaleza Soldado Noelio (Pros) e Walter Cavalcante (MDB) poderiam perder a vaga na Assembleia para Lucílvio Girão (PP). Ele é o primeiro suplente da coligação formada por PDT, PP, PR, DEM, PRP e foi apontado por parlamentares da base aliada como principal beneficiário da retotalização dos votos.

(Informações d’O Povo)>

Postar um comentário

0 Comentários