não mexer

header ads

UFCA abre novos cursos para 2019.1


A Universidade Federal do Cariri (UFCA) ofertará, a partir de 2019, quatro novos cursos de graduação: Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Matemática Computacional e Licenciatura em Letras-Libras. Ao todo, serão 190 vagas: 50 para Contábeis, 50 para Ciências da Computação, 50 para Matemática Computacional  e 40 para Letras Libras. As aulas devem começar no dia 11 de março do ano que vem.

Os quatro novos cursos da UFCA são os primeiros gratuitos de suas respectivas áreas no Cariri. Há uma formação próxima de Ciências da Computação, que é “Sistemas de Informação”, oferecida pelo Instituto Federal de Educação (IFCE) no Crato, mas com escopo mais específico. Na UFCA, o curso terá perfil mais abrangente.

O ingresso nas formações será via Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro de seleção. Pelas regras do Sisu, metade das vagas de cada curso será destinada a pessoas que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas e as demais vagas serão disputadas por ampla concorrência – sendo facultada às instituições públicas de ensino superior a adoção de bônus para outros grupos prioritários. No caso específico do curso de Letras-Libras, a UFCA vai incrementar em 20% as notas no Enem obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação. Esse incremento efetiva o que diz o Art. 4º do Decreto 5.626/05, Parágrafo único: "As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput [licenciatura plena em Letras-Libras ou em Letras-Libras/Língua Portuguesa]". No momento da inscrição no Sisu, o candidato deverá indicar se deseja participar da seleção nesse perfil.

Postar um comentário

0 Comentários