Produtores de Potengi tem até o dia 02 de dezembro para vacinar rebanho contra a febre aftosa

Vacinação contra a febre aftosa no Ceará prossegue até 2 de dezembro.  


Os produtores cearenses têm até o próximo dia 2 de dezembro para vacinar seu rebanho contra a febre aftosa. 

A meta de cobertura vacinal da segunda etapa da campanha é de 90% dos rebanho bovino e de búfalos e 80% de propriedades rurais no Ceará. 

Nesta etapa, a vacinação é somente para os animais com até 24 meses de idade, como explica o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio Barros. 

A meta superior a 90% permite estabelecer uma barreira imunológica capaz de preservar o rebanho, protegendo da doença para que o estado continue livre da febre aftosa com vacinação. 

O Brasil recebeu, em Paris, o certificado de zona livre de febre aftosa com vacinação, outorgado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e precisa manter o calendário de vacinação para continuar com a possibilidade de exportar para Europa, África e Ásia os produtos de origem bovina.

POTENGI,CE

A campanha estar aberta do dia 02 de novembro até dia 30 para compra da vacina. Para declarar a compra da vacina tem ate dia 15 de dezembro. 

Nessa etapa só serão vacinados os animais até 24 meses de idade. 
A vacinação é obrigatória para todos os criadores.

De segunda a quinta o ponto de declaração é na Secretaria de Agricultura e na sexta na Secretaria e no Escritório da Adagri no Curral da Feira do Gado.

Mesmo quem não tem animais até 24 meses é obrigado informar o seu rebanho, a multa por deixar de vacinar é 21 reais por cabeça. 

Ivanildo Souza/www.potenginainternet.com
CURTA ESSA MATÉRIA PELO FACEBOOK: