não mexer

header ads

Parque Natural Municipal das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, é reconhecido nacionalmente

Criada por meio do decreto 358, de 23 de outubro de 2017, o Parque Natural Municipal das Timbaúbas foi inserido e validado com sucesso no cadastro nacional de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente. Essa inserção traz contribuições determinantes para a manutenção do patrimônio natural brasileiro. Única área verde dentro da cidade, a Unidade de Conservação possui cerca de 70 hectares.

O empreendimento para a conquista da inclusão no Cadastro foi articulado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) com a Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). “Foram quase dois anos de luta para a conquista desse reconhecimento”, disse o superintendente da Amaju, Sidney Kal-Rais.

As unidades de conservação têm um papel importantíssimo para a conservação da biodiversidade. Nesse sentido, um sistema de unidades que articula os três níveis de governo, nacional, estadual e municipal. A sociedade, considerando as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, poderá acompanhar os resultados das ações governamentais de proteção do patrimônio biológico nacional.

O Parque se enquadra na categoria de Área de Proteção Integral (API), que busca a manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais de forma contemplativa ou voltada à pesquisa científica.

Revitalização
Orçado em R$ 2,8 milhões, as obras de revitalização do Parque Natural Municipal das Timbaúbas, começaram no mês de agosto. No entorno, será criada uma área de passeio público que será ampliada de 1,5m para 3m de largura. Dentro, serão criadas pistas com três extensões: 800m, 1,5m e 3km, duas academias, banheiros públicos, recuperação e instalação de iluminação. A expectativa é que seja concluída em fevereiro de 2019.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

0 Comentários